Você acredita que uma relação de compra e venda vai muito além do que a simples troca de produto por capital?
Mesmo sem ter um conceito bem definido, essa é a ideia principal do Customer Experience (ou Experiência do Cliente): a soma de todos os sentimentos e percepções de um cliente causados por um produto ou serviço de determinada marca.
Em um mercado extremamente competitivo, com a concorrência se expandindo a cada dia que passa, oferecer uma experiência real e especial para os clientes é um grande diferencial. Mas é preciso ter cuidado! O Customer Experience não se limita apenas ao serviço de suporte pós-venda. Não podemos esquecer de dar atenção à todas etapas do processo de compra: desde que o cliente em potencial passa a conhecer a sua marca, desde a fidelização pós-compra.
O cliente sempre vai valorizar uma experiência personalizada. A valorização do cliente por uma marca gera lealdade, satisfação e prazer. Nesse contexto, a dica é sempre priorizar o contato com os clientes: entender e saber o que ele espera e busca em uma marca abre o caminho necessário para que se chegue até ele de maneira eficaz. E o melhor, quando esse processo é bem feito, cria clientes defensores da sua marca.
Segundo o relatório Digital Trends de 2019 elaborado pela Adobe em parceria com a Econsultancy, o Customer Experience é uma das principais tendências de marketing para 2020. Se a ideia de gerar experiências inovadoras e encantadoras para seus clientes ainda não está na sua pauta para esse ano, ainda dá tempo! Lembre que você sempre pode contar com profissionais capacitados e experientes no assunto para explorar o que sua marca tem de melhor e oferecer novas perspectivas aos seus clientes.
Fica a dica: experiências ruins vão acabar prejudicando sua marca – lembre que o marketing boca a boca ainda é uma das técnicas mais fortes de divulgação.