Você sabia que cada cor é capaz de despertar diversos gatilhos mentais? E mais do que isso, você sabia que as cores podem influenciar diretamente nas nossas decisões de compra?
Quando falamos de marketing, sabemos que todos os detalhes impactam o consumidor de alguma forma. Aí é onde a comunicação fecha a parceria com a psicologia para analisar quais efeitos as cores geram na pessoas e como isso pode ser usado para atingir os objetivos de uma determinada marca. Segundo Neil Patel, a cor representa 85% dos motivos pelos quais alguém compra um produto específico.
Mas como saber qual a cor ideal para minha marca ou produto?
É fácil! Separamos uma pequena lista com o significado de cada cor para a comunicação.
O vermelho representa paixão, energia, velocidade, poder, calor, amor, guerra. É uma das cores mais simbólicas quando falamos de amor ou de fome. É só você analisar as grandes marcas de fast-food que existem no mercado: todas elas possuem elementos em vermelho. Diversas campanhas de promoções, os famosos “sales”, também utilizam o vermelho, já que ele estimula nossas ações.
O laranja é uma cor enérgica que representa humor, equilíbrio, entusiasmo e vibração. Ele desperta o ânimo do consumidor e estimula a atenção. Essa cor é bastante utilizada para o mundo empresarial, já que passa a ideia de criatividade e confiança.
O amarelo representa a alegria, felicidade, imaginação e o conhecimento. Quando associada ao vermelho, possui a característica de estimular o apetite, sendo bastante utilizada em empresas do ramo alimentício. Também é utilizada quando se quer chamar a atenção para algo, já que automaticamente relacionamos a cor amarela às placas de trânsito.
O verde é automaticamente associado com o meio ambiente e a sustentabilidade, mas também lembra cura, calma e perseverança. É por isso que é muito comum encontrarmos essa cor em hospitais e empresas da área da saúde.
O azul é paz, calma e tranquilidade. É uma cor que passa a sensação de limpeza e clareza em um ambiente e também estimula a criatividade ao lembrar a ideia de conquista e sucesso. Quando usado no meio corporativo em tons mais sóbrios, sustenta a sensação de credibilidade e seriedade.
O roxo é a cor da nobreza, da sabedoria. Muitas vezes é uma cor associada à marcas de cosméticos, spas e centros de beleza, exatamente por passar a sensação de conhecimento e credibilidade.
O marrom é a cor da terra, do conforto e da estabilidade. As empresas da área da alimentação costumam utilizar essa cor, já que ela remete à confiança. Muitas empresas que apoiam a produção orgânica e sustentável também incluem o marrom à sua comunicação.
O rosa é a pura representação do universo feminino. Os tons mais suaves representam a inocência e a proteção, por isso é comum encontrarmos essa cor em marcas voltadas ao universo infantil. Os mais escuros representam a inovação e o poder das mulheres.
O branco representa a paz, a calma e a tranquilidade. Por ser uma cor neutra, é bastante usado na comunicação de todas as áreas. Favorece para destacar informações importantes e relevantes, já que sua luminosidade automaticamente atrai a atenção.
O preto é a representação do mistério, da sofisticação e da profundidade. Por também ser uma cor neutra, é utilizada em contraste com as outras cores para destacar as informações que a marca deseja passar ao consumidor.
Explorar o universo das cores e o que elas podem agregar para a sua marca é muito importante para que seus valores sejam transmitidos adequadamente ao seu público. Se houver dúvidas na hora de escolher qual a melhor para a sua marca, os designers gráficos são seu melhor apoio!
E aí? Tem mais alguma dúvida sobre como as cores podem fazer a diferença na comunicação da sua empresa? Deixa aí nos comentários que a gente te ajuda!