Quando descobrimos uma nova marca, buscamos sempre pelo óbvio: missão, visão e valores. Mas qual a razão pela qual aquela marca existe? Isso é o propósito. E atualmente ele é tão importante quanto estar presente nas redes sociais.
Diferente do que parece, o propósito de uma marca não é sobre o que ela produz, ou o produto que ela vende. O propósito de uma marca tem a ver com a diferença que ela quer fazer no mundo. As pessoas não escolhem mais uma marca apenas pelo valor de mercado que ela tem, ou por ser algo inovador. Elas escolhem porque aquela marca pode proporcionar uma nova experiência para o seu consumidor e permanecer mais próxima a ele além do momento de compra.
Uma marca com propósito também deixa seu legado para a sociedade. Apoiando causas, criando novas soluções para velhos problemas ou até mesmo dando uma pequena esperança de que dias melhores chegam para todos, é que a marca deixa seu propósito claro e ganha um lugar no coração do seu consumidor.
Quer um exemplo? A Dove definiu seu propósito como “criar um mundo onde a beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade” – o que fica bem claro com as últimas campanhas lançadas nas mídias, livres de padrões e estereótipos, exaltando a real beleza feminina.
Temos uma dica valiosa para você que se interessou pela assunto: Joey Reiman. Fundador e CEO da BrightHouse, uma empresa cujo objetivo é trazer uma finalidade maior e mais concreta ao mundo dos negócios, foi nomeado pela Fast Company como uma das 100 pessoas que mudarão a forma como o mundo pensa. O seu livro “Propósito: por que ele engaja colaboradores, constrói marcas fortes e empresas poderosas” é um bom começo para quem quer entender um pouco melhor esse novo panorama em que as marcas estão inseridas. Para quem quer uma opção mais “rápida”, fica a palestra do Joey no TEDx: https://www.youtube.com/watch?v=VnEsQWuZc-Y.
Quais marcas que você consome que tem um propósito definido? Conta pra gente!