Funil de Vendas parece ser um termo amplo, não é mesmo? Quer saber como ele pode ajudar a sua marca?
O Funil de Vendas, também conhecido como pipeline, nada mais é do que uma representação do caminho percorrido pelo cliente, desde o primeiro contato com uma marca até o fechamento de um negócio. O Funil de Vendas possibilita a criação e direcionamento de conteúdos para buscar uma maior taxa de conversão.
Ele é basicamente dividido em três etapas:
1. Topo do funil: é o momento em que o cliente descobre que tem uma necessidade ou um problema a ser resolvido. Também pode ser vista como etapa da consciência quando o cliente vai atrás de uma solução. É nesse momento que a empresa deve se fazer presente. Apresentar a marca, tirar dúvidas sobre produtos e mostrar as soluções que você pode oferecer para o cliente são assuntos importante a serem abordados nessa etapa.
2. Meio do funil: é a oportunidade para mostrar aos leads que podemos resolver as suas necessidades. Aqui também é a etapa onde o cliente começa a considerar a efetivação da compra. Para chamar ainda mais a atenção do público, vale investir em conteúdos que mostrem a personalidade e a diferenciação da sua marca ou produto. O cliente deve considerar o seu acima dos concorrentes. Uma boa estratégia é o uso de Landing Pages.
3. Fundo do funil: é agora que devemos focar na venda. É importante o contato direto com seu cliente em potencial. A ideia é que o seu cliente já tenha estabelecido uma relação de confiança com a sua marca e devemos utilizar isso como meio de concretizar a venda. Focar em conteúdos técnicos e a possibilidade de descontos é uma estratégia a ser considerada nesse momento.
Ao realizar a primeira venda a sua oportunidade de negócio se concretizou em um cliente. A partir de agora a meta é manter o relacionamento com seu cliente e gerar conteúdos que façam com que ele seja cada vez mais fiel à sua marca.
Que tal pensar as estratégias da sua marca dessa forma? Você já utilizou? Conta pra gente!