A convite da querida equipe da Fluir, escrevo este breve artigo para falar um pouco mais sobre os nossos dados pessoais e porque eles são tão importantes assim para as empresas e redes sociais.
Mas afinal de contas, o que são dados pessoais? Dados pessoais é toda aquela informação identificada ou identificável de uma pessoa física. Tá, mas o que seria então o identificável? Bom, o que precisamos sempre pensar é se conseguimos vincular àquela informação a uma pessoa física. Nome, endereço, CPF, RG obviamente são dados pessoais, mas o nosso IP de computador, a nossa geolocalização, nossas curtidas e compartilhamentos em redes sociais também são!
Justamente através desses dados, curtidas, compartilhamentos, acessos a perfis, sites, etc é que as empresas conseguem monitorar e gerar o nosso perfil de consumo, de comportamento, de vida, de tudo! Mas e agora, estamos de fato sendo vigiados?
Sim!!! Totalmente. As redes sociais são supostamente plataformas que não cobram por seu serviço e cada vez lançam mais funcionalidades e melhorias. Vocês nunca se perguntaram como e por qual motivo eles não cobram nada? Justamente porque o pagamento ocorre através do fornecimento de nossos dados pessoais, que são o maior insumo para potencializar toda e qualquer rede social. Como se fala: não existe almoço grátis!
Plataformas como o Tinder, Happn, por exemplo, tem um volume tão grande de informações dos usuários que são capazes de identificar momentos de maior fragilidade ou até mesmo de maior felicidade através do comportamento registrado na plataforma. Da mesma forma Facebook e Instagram conseguem saber com precisão nossas preferências por produtos, pessoas, comportamentos e tudo mais! Isso gera um valor imensurável e é vendido para potencializar o marketing das empresas.
Hoje em dia qualquer pessoa pode fazer uma campanha de marketing em redes sociais, pois o custo é muito baixo. Isso popularizou e trouxe uma verdadeira revolução no ambiente do marketing digital e essa revolução só aconteceu graças ao uso massivo de dados pessoais.
Justamente em função disso que leis sobre proteção de dados vem tomando uma grande proporção mundo afora e em breve a nossa tão famosa Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, entrará em vigor. O objetivo dessa lei é colocar uma ordem em tudo isso, nivelando a proteção de dados pessoais no Brasil e principalmente, deixando as regras do jogo claras para todos.
Através dela teremos mais controle e segurança sobre os nossos dados e, principalmente, gestão sobre eles. Nós, titulares de dados, podemos fornecer nossos dados, mas isso não autoriza a empresa a fazer com eles o que bem entender, bem pelo contrário! Temos o direito de saber a finalidade do tratamento de dados, o tempo de duração, quem utiliza, quem acessa, enfim, esses dados são nossos e temos o direito de que sejam usados para finalidades legítimas, que não nos prejudiquem e mais, que nos tragam segurança. Esse é o principal propósito da LGPD.
E agora, depois de ler tudo isso, o que você acha: seus dados realmente estão protegidos nas redes sociais?