2020 foi um ano que mexeu com as estruturas de todo mundo. Quem falar que não sentiu nenhum impacto ou mudança na sua vida durante o caos da pandemia, certamente está mentindo.
E quando a gente fala que todo mundo sentiu, também falamos sobre as redes sociais e o mundo dos negócios. Em um momento onde quem ainda não tinha criado raízes no digital foi obrigado a se adaptar, o “mais do mesmo” perdeu o sentido e abriu espaço para um assunto que já repetimos muitas vezes por aqui: CONTEÚDO HUMANIZADO.
Quer saber o que te espera nas redes sociais em 2021?! Confere a lista:
> Experiências em tempo real
Quem não assistiu uma live no Insta ou um show no YouTube que atire a primeira pedra!
O isolamento social fez com que muitas empresas e profissionais se reinventassem, apostando em conteúdos ao vivo nas mais diversas plataformas. Seja para entretenimento, seja para a vida real, como aulas, reuniões e congressos.
Só que mais do que garantir que as coisas seguissem acontecendo dentro do “novo normal”, as experiências em tempo real valorizaram também o contato, a aproximação e as relações humanas mesmo no mundo digital.
Tudo bem se tu já cansou das lives, mas a tendência é que esse tipo de experiência siga nos acompanhando por um bom tempo. Tudo o que abrir espaço para interação entre marca e público em tempo real nas redes sociais, vai bombar.
> Valorização do conteúdo gerado pelos usuários
Mais do que nunca as marcas perceberam a importância e a influência dos usuários como forma de dar mais credibilidade a produtos e serviços.
Tu tem o hábito de dar uma pesquisada sobre algo que tu tá querendo comprar antes de fechar a compra? E tu confia mais em quem: no influenciador que tá sendo pago pra divulgar ou em pessoas próximas a ti?
Dessa forma, é importante aproveitar todos os conteúdos gerados pelo teu público na tua estratégia. Vale repost, vale feedbacks, grupos de conteúdo no Telegram… O importante é a valorização e humanização da tua marca.
> Criação de conteúdos interativos
A gente já falou bastante sobre estimular a interação do público em todos os teus conteúdos. E da mesma forma que as experiências em tempo real fortalecem o relacionamento de uma marca com o público, as interações também são um bom caminho pra essa aproximação.
Além de aproximar, as interações também abrem espaço para que a marca conheça melhor o seu público e a partir disso, possa gerar insights e novos conteúdos de valor.
> TikTok e Reels seguem bombando
Tu sabia que o TikTok foi o app mais baixado durante os primeiros meses de quarentena? E o Instagram não ficou pra trás e logo chegou com tudo com o Reels.
Essa nova forma de produção e compartilhamento de conteúdo bombou muito em 2020 e a tendência é que aumente ainda mais ao longo desse ano. Diversas marcas já aderiram à essa moda e a gente garante que os resultados estão sendo incríveis.
Bora deixar a vergonha de lado e partir para os vídeos curtinhos e animados?
> Tu já usou o assistente por voz?
O uso de assistente por voz cresceu cerca de 47% aqui no Brasil durante o ano passado.
Além de dos assistentes virtuais de diversas marcas e aplicativos, também foi relatado um aumento das buscas por voz no Google. Atenção para quem trabalha com SEO: é hora de otimizar os conteúdos dos sites e redes sociais para facilitar as buscas conversacionais.
> Buscas sem clique no Google? SIM!
Durante a pandemia, o Google adaptou as respostas prontas na página de resultados de busca. Agora ele entende que o usuário não precisa ficar navegando em vários sites para encontrar o que está buscando.
O desafio agora é criar um conteúdo tão, mas tão rico, que o usuário desperte o interesse em seguir a busca até o link do teu site para gerar aquele tráfego orgânico que a gente ama.
Anota aí que a otimização do teu conteúdo para o Google tem que estar no topo na tua pauta!
> Humanização das marcas
Humanização é a palavra-chave na criação de conteúdo de valor.
Assim como a pandemia afetou diretamente nas emoções de todo mundo, ela também impactou na forma como o público percebe e interage com as marcas. Então, a partir de agora, as marcas que conseguirem se conectar diretamente com o público são as que vão se destacar.
As pessoas querem marcas que não busquem apenas o lucro, mas que se comprometam e sejam parceiras do público.
> Slow Content
Tu acha mais importante produzir uma quantidade enorme de conteúdo superficial ou pouco conteúdo de qualidade e de valor?
O foco para 2021 é QUALIDADE e não quantidade. Já falamos por aqui que estar presente nas redes sociais é fácil e todo mundo pode estar. Mas agora, fazer a diferença e gerar valor pro teu público são outros quinhentos.
E como tu pode fazer isso? Prestando atenção, cuidando e interagindo diariamente com ele.
> Dados e performance de conteúdo
Tu tem o hábito de analisar as métricas e resultados dos teus conteúdos pra ver o que tá dando certo ou não?
Se a tua resposta foi não, pode colocar essa análise na tua pauta pra 2021.
Na ansiedade de produzir cada mais vez mais conteúdo, é normal passar batido esse momento de analisar, refletir e ponderar o que vale a pena continuar fazendo ou não.
Então fica a dica: te organiza pra fazer uma análise bem criteriosa do teu conteúdo, nem que seja uma vez por mês. Tu vai te surpreender com a quantidade de insights que isso pode gerar. Aproveita que no mundo digital a gente pode adaptar a estratégia quase que instantaneamente.
> Agile Marketing, tu já ouviu falar?
O conceito de Agile Marketing bombou durante a transição quase que forçada de muitos negócios para o mundo digital durante a pandemia. Ele é baseado em 5 pilares: ciclos curtos de trabalho, aprendizado constante, planejamento flexível com margem para adaptação quase que diária, foco total no cliente e colaboração constante.
Essa ideia de Agile Marketing surge para tirar aquela ideia engessada de que precisamos seguir sempre um beabá de estratégias. Já pensou quando a pandemia acabar? Quem não estiver aberto à essas mudanças que acontecem todos os dias, infelizmente vai ficar pra trás.
Agora que a gente já te contou o que te espera em 2021, bora começar a trabalhar? Vem com tudo 2021! E vem com vacina que a gente quer comemorar todas essas mudanças e novas conquistas nos bares da vida. <3