Quantas vezes tu já te perguntou por que não simplesmente acorda com as grandes ideias do Steve Jobs ou com todas as soluções dos teus problemas? Pois é, todo mundo já passou por isso.
Uma coisa que esse tempo de estrada nos ensinou é que as ideias não caem do céu nem nascem em árvore. Um insight pode ser mil coisas, por isso é difícil definir. E acredite, ter aquele famoso “estalo” da mente é bem mais fácil do que tu imagina.
Tem muita gente que relaciona o insight com a resolução de problemas de forma criativa e quase que instantânea no momento em que ele surge, mas não é bem assim. O mais curioso do mundo dos insights é que muitas vezes a gente precisa dar um tempo daquele assunto para poder analisar com clareza e então “eureka!” – tá aí uma nova ideia para dar um novo sentido àquele problema. E sim, o famoso “Eureka!” de Isaac Newton foi um insight causado por uma maçã caindo na cabeça.
A gente sabe que cada um de nós tem uma forma de trabalhar diferente e que cada cérebro responde à estímulos diferentes de maneiras diferentes. Por isso, elaboramos um checklist para te ajudar a dar o primeiro passo rumo a novos insights e poder sempre contribuir pro teu negócio ou pra tua equipe com um monte de ideia bacana e diferentona.
1. Exercite a criatividade.
“Mas ai, não sou criativo!” TUDO BEM! A ideia aqui é sair da zona de conforto, pensar fora da caixa e te aventurar por ambientes completamente diferentes daqueles que tu tá acostumado. Leia bastante, assista muitos filmes, séries e documentários, busque novos conteúdos na internet… e fuja da mesmice.
2. Desligue um pouco todos os dias.
Com o turbilhão de acontecimentos que estamos vivendo, a sobrecarga emocional é tão grande que acaba bloqueando todos os nossos instintos criativos. Então, desligue! Não é luxo, não! É cuidar da saúde mental e descarregar todas aquelas informações que não precisam ficar armazenadas no teu cérebro para abrir espaço para novas ideias entrarem.
3. Não te cobra tanto.
Tem dias que não vai surgir nenhuma ideia nova e tudo vai parecer horrível. Sim. E acontece com todo mundo. Exercita os dois primeiros itens e pega leve contigo mesmo, ok?
4. Anota tudo!
Qualquer ideia é bem vinda. QUALQUER. Anote tudo: palavras-chave, frases, músicas, fotos, referências, desenhos, falas… tudo! Quando achar que não tem mais o que surgir, analise com calma se tudo aquilo que surgiu tem relação com o negócio.
5. Atenção ao propósito.
Não confunda ter ideias novas e criativas com expandir tanto a mente ao ponto de perder o rumo. Não adianta um super novo produto com mil funcionalidades que atendem zero necessidades do teu cliente.
Entre o “atenção ao propósito” e o “não se cobre tanto”, priorize o segundo. Quanto mais leve e seguro de ti mesmo tu estiver, mais fácil a mente se abre às novas ideias. Aquilo que hoje parece uma péssima ideia, amanhã pode ser a pergunta de um milhão de reais. 🙂