Um feed de Instagram todo organizado e bonitinho é a verdadeira definição de ‘imagens que trazem paz’, né?
Mas normalmente quem vê o resultado final, não sabe como é o caminho até chegar lá. Por isso, vamos mostrar porque é importante fazer um bom planejamento de redes sociais e algumas dicas para facilitar esse processo.
Não é novidade para ninguém que a internet e as redes sociais aumentaram (e muito!) a concorrência entre as marcas. A facilidade da troca de informações e a instantaneidade com que elas acontecem deram espaço para a cereja do bolo do mundo digital: a geração de conteúdo. São tantos canais diferentes, tantos formatos de divulgação e tantas novas ideias que é necessário parar e refletir qual a melhor maneira da sua mensagem chegar de forma correta e certeira ao seu público. É nesse momento que o planejamento se torna essencial.
Defina seus objetivos.
O que você busca com as redes sociais? Gerar engajamento? Vender mais? A partir disso é possível estabelecer algumas metas e começar a traçar o caminho que a sua marca deve seguir.
Qual o público que você quer atingir?
Com quem a sua marca quer se comunicar? E por que? Essas são perguntas essenciais para começar a pensar no conteúdo que você irá produzir e a maneira que ele vai chegar até seu público.
Em qual rede social seu público está mais presente?
Definindo o público que você quer atingir, fica mais fácil de entender como ele se comporta nas redes sociais e onde ele é mais ativo. Dessa forma é possível personalizar o seu conteúdo para que ele atinja as pessoas certas. (Não esqueça que cada rede social demanda uma abordagem diferente!)
Elabore um cronograma e estabeleça a frequência.
Começar a postar todas as ideias de uma vez não vai fazer com que seu público goste mais de você. Pelo contrário, suas publicações vão passar despercebidas e seu público pode até se cansar e desistir da sua marca. Entendendo seu público, vai ser fácil de estabelecer quantas vezes você vai aparecer no feed. E o cronograma, além de ser uma maneira fácil de controlar a quantidade de postagens, também é importante para organizar seu conteúdo. Lembre que milhões de novidades aparecem todos os dias, então deixe uma pequena margem para produzir algo de última hora.
Postei. E agora?
Monitore seus resultados! Existem diversas ferramentas que podem te ajudar nesse levantamento de dados. A dinâmica das redes sociais permite que, se algo não está saindo tão bem quanto o esperado, você possa ajustar e retomar. Assim, é mais fácil alcançar seus objetivos e deixar seu público encantado com a sua página.
Executar um planejamento de redes sociais não é uma tarefa fácil. Exige tempo, dedicação e principalmente paciência! Os resultados não surgem de um dia para o outro e é baseado nisso que devemos estar sempre atentos a tudo o que acontece no mundo digital. Achou muito complicado? As agências estão bem preparadas para te ajudar e definir qual a melhor estratégia para a sua marca.
E você, concorda que é um planejamento é necessário antes de começar a publicar nas redes sociais? Conta pra gente!