Criar conteúdo para as redes sociais, encantar e engajar teu público é muito mais do que simplesmente postar aquilo que te der na telha. Quando tu olha um perfil no Insta todo bonitinho, cheio de conteúdo bacana e com muita interação parece que é fácil, que aquela pessoa tem “o dom”, né?
Não é bem assim. Até quem tem esse “dom” para as redes sociais precisa de estudo, dedicação e muito planejamento para criar um conteúdo relevante e que, de fato, faça diferença na vida das pessoas.
Assim como a gente, as gurias da Bergamota Conteúdo também acreditam que o conteúdo é a chave do sucesso para qualquer negócio. A partir do momento que tu gera conteúdo de valor pro teu público, tu gera confiança e começa a construir aquela tão sonhada autoridade nas redes sociais que já falamos por aqui.
A Bárbara, do @omundonacozinha e sócia da Bergamota, contou pra gente o que criar conteúdo significa pra ela.
“Criar conteúdo é contar história. O “Era uma vez” das redes sociais, contudo, não exige apenas imaginação fértil: é preciso vasculhar a memória, mas também livros, cursos, sites, aplicativos, perfis, revistas, podcasts. Envolve uma busca diária de referências, exige que prestemos atenção nas minúcias do dia-a-dia, nos pequenos e nos grandes acontecimentos, demanda atenção constante às necessidades do público. É pra ele, afinal, que trabalhamos – e, se não entregarmos um material que faça sentido e que acrescente algo positivo pra quem nos acompanha, perdemos a relevância. Primeiro, temos que focar em mostrar nossa essência agregando à vida das pessoas: o reconhecimento é resultado desse esforço genuíno.”
Sempre que a gente fala em criar conteúdo, estamos falando sobre “criar conteúdo relevante, impactante e que faça diferença na vida do teu público”. Entender e praticar a empatia com teu público é super importante e sempre que tu achar que tá te perdendo ou que tá difícil de criar coisas novas, volta lá no teu planejamento e analisa teu público e tuas personas outra vez. Dá um baita help na hora daquele “branco”.
A Dani, que além de sócia da Bergamota é a @gastroaventureira, divide a rotina insana de criar conteúdo entre os clientes e o próprio Insta de dicas gastronômicas de Porto Alegre.
“”Pra mim, as coisas meio que se dividem em duas partes, a Dani @gastroaventureira e a Dani da @bergamotaconteudo. Muitos confundem ainda o papel de cada. E a criação de conteúdo está nas duas, é o “contar a história do produto e/ou serviço”, mas de maneira mais leve e livre, digamos assim, porém com autenticidade e relevância. E isso requer conhecimento, estudo, pesquisa, tudo isso e mais. Estar ligada em tendências positivas e também negativas, ou seja, “não desligar” quase nunca. Estudar os aplicativos, a edição da foto é essencial, mas saber como postar ela também. Tudo pra chegar redondinho, com as informações completas, para o público final. Passar muita verdade é essencial, o contrário perde todo o sentido. A maneira certa não existe, mas acho essencial, pra nós que criamos, saber se colocar no lugar do outro, tanto do cliente dono da empresa, quanto do cliente que vai consumir aquele “produto”. Enfim, fazer com amor e gostar do que faz é um “ingrediente” que ajuda. Se não der aquele “tesão” pelo trabalho, sugiro mudar os planos!”
E como a Dani disse, no fim de tudo, é sobre amor! É sobre amar o que fazer e não medir esforços para se dedicar, continuar estudando e sempre procurando dar o teu melhor.
Estar presente e postar qualquer coisinha nas redes sociais, todo mundo tá e todo mundo posta. Agora ser diferente e fazer a diferença, são pouquíssimos que conseguem.
E tu? Como tu acha que é essa vida louca de produzir conteúdo pras redes sociais?