Quem aí acha que publicidade é a mesma coisa que marketing?
E quem aí até sabe que não é a mesma coisa mas não sabe explicar qual é a diferença entre eles?
Em poucas palavras, a publicidade é uma ferramenta super importante que pode (e deve) ser utilizada na estratégia de marketing da sua marca. Mas quando entendemos melhor seus conceitos, essa diferença que ao mesmo tempo é o que conecta essas duas áreas da comunicação, fica um pouco mais clara.
O marketing por definição é “o conjunto de processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo” (American Marketing Association, 2008).
Já, a publicidade por definição é “uma estratégia de divulgação e marketing que promove produtos, serviços e marcas por meio da comunicação em diferentes plataformas” (Neil Patel, 2018). Publicidade vem do latim publicus, ou seja, tornar público e propagar mensagens para atender os objetivos da empresa. É uma área de conhecimento dentro da Comunicação Social que estuda sua função nas relações sociais e culturais.
Os conceitos são diferentes e de certa forma se completam. Outros aspectos que aproximam ainda mais o marketing da publicidade são:
> necessidade de planejamento – seja para orientar as decisões estratégicas do marketing, seja para definir qual melhor forma de comunicar determinado assunto na publicidade;
> público-alvo e personas – o marketing define quem quer alcançar e a publicidade define o melhor meio e conteúdo para atingir essas pessoas;
> análise – tanto o marketing quanto a publicidade exigem muitas cabeças pensantes para avaliar a efetividade dos seus planejamentos e o que pode ser melhorado.
Enquanto os profissionais de marketing possuem uma visão corporativa, compreendendo que todas as etapas do processo de venda são igualmente importantes e entendendo que o público interno é tão relevante quanto o externo, os publicitários são responsáveis por uma parcela da estratégia de marketing, definindo o meio e como a mensagem da empresa chegará até o público externo, ou seja, aquele que compra, de forma efetiva.
Hoje já se sabe que a empresa que entende que marketing e publicidade tem objetivos diferentes tem muito mais chances de alcançar o sucesso. É primordial que os dados levantados pelo plano de marketing sejam considerados na hora de traçar as estratégias de campanha, da mesma forma que o resultado da campanha irá impactar diretamente na sequência daquele plano e no posicionamento futuro da empresa. Não é a toa que as grandes empresas investem em um profissional de marketing para ser o elo entre empresa e agência de publicidade, certo?
Unir a expertise de profissionais de marketing e publicitários cria um diferencial competitivo muito forte para a sua marca e com certeza será reconhecido pelo seu público (e ficará bem visível no seu lucro mensal!).