Que cada marca possui uma identidade todo mundo já sabe. Mas, me diz, quantas vezes tu passou por algum lugar aleatório, ouviu determinado som e automaticamente relacionou à uma marca? Aposto que várias… e mais… tu nem te deu conta!
Um exemplo que tu com certeza vai te identificar: Música do plantão da Globo toca! Tu sai correndo pra frente da televisão pra conferir o que de tão urgente aconteceu!? Quem nunca, né?
Desde sempre as marcas contaram com o apoio de trilhas e jingles em suas campanhas com o intuito de aproximar os clientes e sim, sempre funcionou muito bem. Ou vai dizer que tu não sabia de cabeça o número de telefone da Zero Hora só cantando o jingle do comercial que passou por anos na televisão aqui em Porto Alegre?!
A identidade sonora, também conhecida como sound brand, não é necessariamente uma música, muitas vezes é composta de apenas 2 ou 3 notas, que traduzem o significado daquela marca e a torna facilmente reconhecida de longe pelo seu consumidor, agregando ao sucesso da marca. E, num cenário 99% digital, nunca foi tão fácil propagar esse novo acessório das marcas.
A importância do som para atingir e fidelizar clientes é indiscutível, por isso é necessário que as marcas explorem esse novo recurso de ter uma voz própria. Inclusive, a sound brand foi apontada como tendência no Festival de Cannes de 2019 com o lançamento da assinatura sonora da MasterCard.
A necessidade das marcas em inovar e criar novas formas de aproximar seu público não é novidade. E, nesse mundo onde tudo muda tão rápido e que nos enche de novas marcas, produtos e conceitos todos os dias, qualquer detalhe que possa trazer um diferencial deve sim ser explorado.
Portanto a nossa dica pra tua marca arrasar nesse mundo onde os consumidores cada vez mais exigem uma experiência de marca completa é: identidade visual que salta aos olhos, posicionamento 110% definido (e seguido) e um som que conforta e remete automaticamente àquilo que ela pode fazer pelo cliente.
O que tu pensa sobre isso? Acha que vale a pena esse investimento das marcas?