Sabe aquela vontade de comentar tudo sobre o teu livro preferido? Foi pensando em unir leitores de clássicos da literatura que Mia Sodré, Jess Bandeira e Sofia Lungui criaram o Querido Clássico (@queridoclassico).
O projeto, lançado em 2019, é multimídia e conta com site, podcast, clubes (de livros e cinema) e redes sociais. Como o próprio nome sugere, o Querido Clássico é um espaço para falar de cultura. Pelas mídias sociais, as gurias abrem espaço para que mais colaboradoras compartilhem artigos de literatura, cinema, televisão, música e história, sempre com um olhar sobre temas da atualidade.
Mia, uma das idealizadoras, conta que planejava criar o Querido Clássico ainda em 2018. A ideia inicial era fazer só um clube de leitura, mas não deu certo. Então, depois de sonhar, literalmente, com o site, o projeto ganhou forma.
“Sempre fui leitora de clássicos, mas me sentia muito solitária na vida real e na internet, sem ter com quem trocar ideias sobre os livros. Foi então que surgiu o Clube do Livro Clássico. Convidei a Sofia e fizemos uma leitura. Não deu muito certo, não foram muitas pessoas, mas então eu tive um sonho: no sonho, existia um site chamado Querido Clássico. Nele, a gente falava sobre clássicos literários, mas também sobre cinema e história, unindo o amor pelos livros ao conhecimento de pesquisadores. Fui na casa da Sofia e naquela tarde mesmo criamos as redes do Querido Clássico”, lembra.
O Querido Clássico saiu da casa da Sofia e foi para a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da PUCRS. Na faculdade, as gurias amadureceram a proposta, lançaram as redes sociais e, mais tarde, o tão almejado Clube do Livro QC.
“Começamos a desenvolver o projeto – a princípio, apenas como clube do livro e Instagram literário – na faculdade, na disciplina de Projeto Experimental Online. Fizemos o primeiro encontro presencial, chamamos pesquisadores para falarem sobre as obras e foi incrível! Porém, logo veio a pandemia, então foi a hora de repensar o projeto e transformá-lo. Aí, o site nasceu, o clube migrou para o online, e todo o resto é história”, destaca Mia.
Dois anos mais tarde, o Querido Clássico conquistou um público fiel, disposto a falar de temas atemporais. “Nosso principal objetivo é conectar as pessoas aos clássicos, trazendo um olhar carinhoso para o passado e refletindo sobre a relação das obras clássicas com os temas da atualidade. A cultura pop e a sociedade atual têm muito a ver com obras atemporais”, explica.
Para se conectar com os seguidores, as gurias fazem um planejamento de conteúdo mensal, dividido por editorias. “Cada editora cuida de um grupo de redatoras. Mensalmente, sentamos e conversamos com elas (tudo online, é claro) e decidimos as pautas do mês que vem. A partir disso, criamos conteúdos para as redes, baseados nos textos do site”, comenta Mia.
“Também temos o Clube do Livro QC e o Cineclube Clássico, e dos debates dos encontros online sempre saem ideias incríveis, que geram conteúdo. Mas, de forma objetiva, é tudo muito bem organizado, com planilhas e planejamento”, diz. Aqui na Fluir, a gente sempre frisa que o planejamento é o caminho para o sucesso! Com o teu conteúdo planejado, fica muito mais fácil saber o que precisa ser feito e o que está dando certo.
A Mia também conta que o carrossel é o formato que dá mais resultado para o Querido Clássico. Nesses posts, as gurias aproveitam para explorar mais informações, principalmente com ganchos para os conteúdos do site. “Acreditamos que, para o nosso público, o carrossel é um formato muito interessante, porque podemos aproveitar o conteúdo do site, transformando os textos em material para o Instagram. Percebemos que o público do QC gosta do aprofundamento das temáticas, e o carrossel nos permite mergulhar mais nos assuntos e trazer um conteúdo mais completo”, explica.
Bom, e além da organização, qual será a outra dica que as gurias compartilharam com a gente?
“Para o Querido Clássico, algo fundamental foi definirmos um público-alvo e jogarmos nossas fichas neste público. E acreditamos que isso é importante para qualquer projeto. É uma forma de direcionar os esforços, garantindo resultados mais assertivos e maior alcance para a página”, comenta Mia.
Com essa dica, a gente reforça: quer começar um negócio? Estuda o teu público! Saiba o que ele gosta de consumir, quando, como e quem são os concorrentes. Assim, tu terá mais informações para segmentar e personalizar o teu produto/serviço.