Quem não gosta de ganhar um presente artesanal, que só tu vai ter igual? Com a ideia de criar um negócio que incentiva empreendedores locais, Júlia Daudt e Malu Paris lançaram a Incaixa (@incaixanacaixa), marca de caixas personalizadas.
O projeto une micro e pequenos empreendedores com o propósito de repensar a forma como consumimos, principalmente em datas comemorativas.
A Malu nos contou que a Incaixa surgiu em meio a uma troca de mensagens com a Júlia, durante a pandemia de Covid-19.
“Em abril de 2020, a Júlia mandou uma mensagem para mim, perguntando se era loucura uma ideia que havia tido. Ainda era um conceptivo muito cru e foi sendo super lapidado, até a nossa primeira edição, que foi a de Dia das Mães”, lembra.
“O conceito da Incaixa sempre foi apoiar o negócio local, os microempreendedores que tanto sofreram durante a pandemia e ressignificar a lógica de consumo, algo que sempre foi colocado em prática e defendido por ambas as sócias”, explica Malu.
E por ter o incentivo ao microempreendedorismo como foco, as gurias têm um feed que não é 100% sobre o produto que elas vendem. Além das caixas personalizadas, o Instagram da Incaixa tem posts compartilháveis, aqueles com temas que todo mundo pode se identificar.
“A Incaixa, mais do que o produto, é o conceito do projeto. Então, tentamos passar no feed o que queremos que o público compre: a ideia do incentivo ao microempreendedorismo, considerando que, para a gente, não faz mais sentido ir em um shopping comprar um presente, quando alguém próximo faz com as próprias mãos e cheio de propósito”, comenta.
Para produzir os conteúdos, as gurias fazem um planejamento trimestral. Primeiro, elas criam um pré-planejamento e compartilham as ideias em um fórum. Depois, começa a produção.
“Nos dividimos entre stories e feed, onde cada uma fica com uma das demandas. Fazemos um pré-planejamento e depois compartilhamos no nosso fórum, para que ambas aprovem. Reels, fotos e vídeos são feitos por ambas”, conta Malu. Para a dupla, os formatos de conteúdo que mais funcionam com o público da Incaixa são stories e reels.
Depois de um ano nas redes sociais e muitas parcerias, inclusive fora do Rio Grande do Sul, qual será o conselho que as gurias dão para quem quer empreender no digital? A Malu nos contou!
“Colocar sua personalidade no seu perfil, estudar seu público e o que realmente funciona para ele”, indica.
E que venha muito mais sucesso para a Incaixa, gurias!