Tu já te deparou com todos os teus problemas batendo na porta e pedindo que e a saúde mental pedindo socorro?
Quem nunca, né? Por isso, a Psicologia é muito importante para suportarmos o nosso dia a dia e cuidarmos da nossa saúde mental! E ninguém melhor para falar sobre isso do que a nossa convidada para esse Fluindo com, a @ariane_psico!
Iniciamos nossa conversa perguntando sobre como foi o processo de começar a criar conteúdo e compartilhar os conhecimentos dela nas redes sociais. Ela nos contou:
“Na verdade, eu posterguei meses a decisão de começar a produzir conteúdo de valor aqui no Instagram, que é a rede que estou mais presente. Foi difícil sair da minha zona de conforto, eu achava que eu viraria refém disso e fiquei absorta em pensamentos nesse sentido. A insegurança de não ter nada de bom ou diferente do que já estavam falando também me assombrava. Até que comecei a consumir conteúdo de psicólogas mulheres, psicólogas falando sobre marketing digital, sobre produzir conteúdo de valor e captar pacientes através das redes sociais e isso ME ENCHEU OS OLHOS. Foi lindo ver que principalmente mulheres estão revolucionando o fazer psicologia. Eu precisava captar pacientes e o Instagram era a melhor ferramenta que eu poderia usar. Então, em abril de 2021, tomei a decisão de humanizar meu perfil, comprei um curso de marketing digital para psicólogas, estudei, me dediquei, investi em mim, me fiz presente nos stories, produzi conteúdos de valor com constância, me relacionei com meu seguidores, comecei a produzir reels descontraídos e estou cada dia mais desmistificando a ideia de que o psicólogo é um ser evoluído e sem defeitos, que na verdade posso ser como tu na vida pessoal, mas profissionalmente sou portadora de cinco anos de muito estudo, dedicação, conhecimentos e experiências sobre a mente humana. Tenho feito isso desde então, decodificando uma linguagem científica para uma linguagem acessível, clara e principalmente descontraída.”
Ou seja, uma fórmula de sucesso para as redes sociais! Mas será que a adaptação para aderir a tendência dos reels foi difícil ou foi algo mais natural depois do curso?
“Foi dificílimo, não vou mentir. O reels é uma barreira difícil de atravessar, o medo do julgamento é bastante presente. Penso que tinha mais insegurança por pensar dos meus próprios colegas do que do meu público em geral. Minha profissão tem essa questão de que temos que ser sérios, certinhos, entre outras coisas, então a insegurança existia. Mas não tem receita mágica, fica mais fácil e mais natural conforme tu vai fazendo e vai vendo resultado. Quando teus seguidores começam a interagir e gostar e pessoas novas começam a chegar, tu entende que ter passado por aquele desconforto valeu muito a pena. Eu garanto, fica mais fácil, mas tu precisa começar, dar o primeiro passo, ir salvando inspirações e tirar um dia para fazer. O que me ajudou muito foi ter um propósito, eu não saio fazendo reels sem motivos, eu sei o que quero transmitir e com quem quero falar, então isso me motiva a fazer mais e mais.”
Embora tenha sido bastante desafiador gravar os primeiros reels, ao questionarmos a Ari sobre qual ferramenta do Instagram ela mais gosta de explorar, ela afirmou que o reels é uma dessas ferramentas!
“Eu gosto de explorar mais os posts no feed, stories e reels. Esses são os formatos que, para mim, alcançam mais meu público e geram interação e relacionamento. Eu produzo conteúdo de valor de forma acessível e essas ferramentas são as que até o momento mais me favoreceram. Porém, é aquela coisa, aqui no Instagram sempre estamos alertas para novas mudanças e adaptações.”
E de produção de conteúdo a Ari entende! Afinal, seus posts associam temas de séries e filmes com a Psicologia! Nós achamos isso muito incrível, e tivemos que perguntar pra ela o que a inspirou a produzir esses conteúdos:
“Na verdade, não são só filmes e séries, mas desenhos, personagens, cantores, qualquer tema que eu possa achar legal, ou que meus seguidores sugerem para mim através das caixinhas de perguntas que eu abro para isso. Eu tive algumas transições da forma de produzir o conteúdo desde que comecei o meu processo, mas lembro que achei no pinterest fotos lindas de vaquinhas e quis usar elas na íntegra, não queria recortar como estava fazendo até então, então usei a imagem inteira, passei o granulado que também é minha marca registrada e botei minha criatividade para funcionar no canva – inclusive eu amo o canva por permitir o jeitinho Ari de acontecer lá kkkkk – então respondendo a pergunta, o que me inspirou? Foi o retorno dos meus seguidores, eles curtiram muito esse formato… tentei uma segunda vez utilizando a Olivia Rodrigo que estava estouradíssima e foi incrível o engajamento e como as pessoas acharam legal. Então é importante você ouvir seu público e ir entendendo o que dá certo e o que não dá. Eu amo a forma como produzo meu conteúdo hoje, acho que tem tudo a ver comigo, coloco toda minha autenticidade lá!”
Ao perceber o retorno positivo dos seus seguidores, Ari passou a investir mais nesse formato e nos ressaltou a importância de ouvir o público. Por isso, a relação dela com eles é de proximidade! Ela nos conta:
“Eu busco estar sempre me relacionando com meu público de perto, é uma construção de vínculo que eu alimento e eles também, me sinto muito acolhida e recebo muito carinho, temos uma troca muito legal e natural, dou o meu melhor para me fazer presente, respeitando meus limites é claro. Eu percebo que alguns perfis se mantêm muito distantes e, para mim, isso não faz sentido algum.”
Assim, o perfil da Ari possui bastante autenticidade, o que representa um diferencial em relação aos outros.
“Só pelo fato de que meu perfil é baseado na minha autenticidade ele já se diferencia dos outros perfis, porque não tem ninguém como eu, com jeitinho Ari de ser. Eu busco colocar essa autenticidade em tudo que produzo e tem dado certo. Eu sou da ideia que tem espaço para todos, inclusive volta e meia estou trocando ideia com psis que se sentem inseguras em começar a produzir nas redes e eu sempre incentivo.”
Por outro lado, como nem tudo é sempre perfeito, perguntamos à Ariane qual é o maior desafio sendo uma psicóloga nas redes sociais:
“Desmistificar! Eu sou uma psicóloga fora do padrão, o meu desafio maior é poder quebrar pelo menos um pouquinho do estereótipo de que psicólogo tem que ser sério, certinho, sem defeitos. Eu sou o contrário disso, não tenho vergonha de ser quem sou, tenho defeitos, tenho problemas pessoais, sou toda tatuada, tenho piercings e uma franjinha que amo. E sou uma ótima profissional mesmo assim, meu estilo não tem a ver com minha credibilidade e profissionalismo. Em segundo lugar desmistificar a terapia, apesar de que a pandemia adiantou muito esse processo, tem muita gente por aí que ainda acha que terapia é só para quem tem transtornos ou tem um grande problema, mas na realidade qualquer pessoas em qualquer fase da vida pode buscar mais qualidade de pensamentos e de vida.”
Claro que, com um conteúdo incrível, de sucesso e feito com muita dedicação, a Ari encanta mais de 4 mil pessoas em seu dia a dia! Por isso, tivemos que pedir uma dica para quem deseja começar a publicar nas redes sociais!
“Autenticidade! Busque se encontrar nesse processo, entender o teu propósito. Claro que referências são bem vindas, mas busque se conectar com você mesma(o), entender o que mais faz sentido para você em questão de produção de conteúdo. Permita ser iniciante em algo para depois se tornar bom em algo, não espere o momento perfeito, as ferramentas perfeitas, o cenário perfeito… isso não existe, comece! O resto vem com o tempo.”