A criadora de conteúdo e professora de yoga Júlia Foletto produz conteúdos relacionados ao autoconhecimento e yoga, indo muito além das posturas, dos exercícios respiratórios e da meditação. Através de cursos na área e de muita prática, Ju percebeu e entendeu que o yoga é, na verdade, muito mais profundo e possui uma filosofia riquíssima com ensinamentos muito importantes! E assim, aos poucos, o Instagram que antes era apenas de uso pessoal, começou a mudar com o objetivo de mostrar todos os seus aprendizados, distribuindo esse conhecimento que liberta!
“Comecei a me aprofundar, praticar quase que diariamente, e percebi que o yoga é uma baita ferramenta de autoconhecimento! E foi esse processo de autoconhecimento através do yoga que transformou minha vida! Pude me conhecer, identificar meus valores, identificar comportamentos e padrões que não se alinhavam com aquilo que eu queria pra minha vida, e a partir disso comecei a mudar.”
Além disso, a paixão pelo yoga não surgiu de repente, mas como uma necessidade de transformar a vida por meio do autoconhecimento, fazendo um pouco a cada dia para desenvolver o hábito. E, em meio a esse desenvolvimento pessoal, Ju descobriu algo que mudaria sua vida e fortaleceria seus laços com o yoga:
“Há pouco mais de um ano tive o diagnóstico de endometriose.. e todo o processo de autoconhecimento que eu vinha fazendo com o yoga contribuiu muito para o controle dos sintomas, pois eu já vinha trabalhando a consciência física e corporal há um bom tempo e já tinha construído o hábito de me observar, observar meus pensamentos e emoções diariamente.. Isso tudo só me fez ter ainda mais certeza do quão empoderador é o autoconhecimento e do quanto a prática de yoga pode nos auxiliar dentro e fora do tapetinho!”
Assim, percebemos o quanto o yoga serviu de suporte para Ju, que hoje influencia diversas pessoas. E, nesse sentido de influência, com a chegada da pandemia, adaptou-se ao yoga online e conseguiu conquistar ainda mais pessoas, como ela nos conta:
“Com a chegada da pandemia tivemos que nos adaptar e eu me surpreendi muito positivamente com essa forma de trabalhar! Hoje consigo atender alunas de outros estados e isso é incrível! Isso tudo fez com que o yoga se tornasse um pouco mais acessível e conhecido pelas pessoas. O que é ótimo, pois na minha pesquisa de mestrado, um dos dados encontrados foi o de que a prática de yoga é muito elitizada (ao menos na região metropolitana de poa).”
Assim, ela cativou uma ótima relação com o seu público, afirmando que era necessário desfazer aquela imagem de que professores de yoga são “deuses” perfeitos, calmos, que não se estressam e que não tem problemas, mas sim que são pessoas normais, que buscam evoluir tanto quanto os outros. A Ju também afirma que mostra seu lado mais “humano”, e isso acaba trazendo uma proximidade com o público, com duas estratégias:
“Para ter uma boa proximidade com o público eu faço duas coisas: primeiro, tento identificar quais são os problemas que eles possuem e busco estratégias, soluções para tentar ajudar. Segundo, eu tenho buscado mostrar cada vez mais dos bastidores, da minha rotina, mostrar que uma professora de yoga é uma pessoa normal como todo mundo, que tem seus problemas, seus perrengues etc.. “
Mas como nem tudo são rosas, no processo de crescimento em meio a pandemia, Ju também encontrou suas dificuldades, visto que existiam movimentos de alguns professores contra o ensino de yoga online. No entanto, ela não queria deixar suas alunas sem aulas, precisando, então, entrar para esse mundo, no qual a mesma tinha inseguranças:
“A maior dificuldade foi interna mesmo! Aquele medinho de me expor nas lives e me adaptar ao mundo das redes, divulgar, entender como funcionam os mecanismos do insta, etc. Mas nada como dar o primeiro passo, né? Acredito que tudo é um processo, ainda tenho muito a aprender, me soltar, mas já fico feliz demais em ver tudo o que construí nesses anos de profissão, e principalmente nesse um ano de pandemia!”
E assim, Ju conquistou um público muito próximo e que se identifica com suas batalhas. Mesmo diante das dificuldades, ela conseguiu seguir em frente, em busca do autoconhecimento que o yoga proporciona. E, para que esses conhecimentos não fiquem guardados, ela compartilha eles em suas redes sociais e segue ajudando várias mulheres com seus processos pessoais! A consequência disso é um perfil maravilhoso, de uma mulher que permaneceu para além de suas dificuldades; e conquista, através do yoga, várias vidas cheias de conhecimentos a serem descobertos.