Quando pensamos em velas aromáticas e artesanais, pensamos em um momento de paz e conexão de espírito. Mas, depois que conhecemos a @v.elass, entendemos que esse elemento também pode simbolizar uma luta feminina, além de servir como inspiração para nossos momentos de conexão.
E essa é a proposta dessa marca maravilhosa: trazer visibilidade para as mulheres, contando histórias e oferecendo esse espaço! Devido a essa originalidade, questionamos a criadora, Cyntia, de como surgiu toda essa ideia de formar algo inovador e tão simbólico:
“A ideia da marca surgiu a partir da junção de uma vontade e de algo que me fazia bem. Eu estava no 5º semestre da faculdade quando tive a ideia de abrir a v.elas, e essa vontade surgiu uma vez que eu me encontrei buscando estágio em diversas empresas e não me identificando, de fato, com nenhuma delas. Ao mesmo tempo, as velas sempre estiveram junto comigo, sobretudo depois que comecei a faculdade; com a rotina pesada, ter um momento para mim, acendendo uma velinha e relaxando, me reenergizava. Assim, juntei o útil ao agradável: decidi abrir uma marca de velas, produto que já me fazia bem, com o empreendedorismo com propósito, estruturando uma marca com meus valores e colocando nela tudo aquilo que acredito.”
Assim, Cyntia uniu as velas com suas lutas, conexões e forte ligação com o feminismo, afinal, o simbólico por trás das velas é realmente esse momento de conexão.
“Consideramos o feminismo um dos pilares da v.elas. A partir do momento em que compreendemos o cenário atual brasileiro, em que mulheres estão inseridas em dupla e muitas vezes até tripla jornada de trabalho, começamos a entender que o cansaço e o estresse são proeminentes em nossas vidas. Assim, a v.elas desenvolve velas artesanais para mulheres fortes, com a intenção de não só inspirá-las com histórias de outras mulheres fortes, mas também incentivá-las a ter um momento de descanso, um momento para respirar e reenergizar e um momento para si, afinal, como a gente sempre diz: não se destrói o patriarcado cansada.”
E como diferencial, a Cyntia reconhece que a identidade visual e a relação com as consumidoras seja um ponto forte, visto que o mercado não trazia essa maneira mais nova, com uma proposta “jovial, colorida e cool”! E ela continua:
“Também gosto de ressaltar que hoje, a v.elas é muito mais do que apenas uma marca, focamos muito na sua humanização e percebemos que nossas seguidoras são muito mais do que consumidoras ou potenciais consumidoras, elas já se tornaram nossas amigas e assim, construímos a cada dia, uma rede de mulheres fortes.”
E para criar esses elementos, o processo não surge do nada, pois elas buscam estar alinhadas com as expectativas das suas consumidoras, procurando entender o que elas acreditam ser interessante desenvolver. Além disso, a marca nos disse que também analisam tendências de outros países!
“Assim, a partir desse mix e vários toques de inspiração de artistas mulheres incríveis, decidimos os novos produtos e partimos para o desenvolvimento. Se vocês tiverem interesse nesse processo, nós gravamos de todas as nossas coleções para o TikTok (@v.elas).”
Impossível não querer acompanhar todo o processo por trás de uma marca que realmente se preocupa com as necessidades dos consumidores! Mas, para se apresentar nas redes e gravar vídeos para diferentes plataformas, é preciso um conhecimento, ainda mais ao analisar todo o sucesso crescente da marca! Assim, Cyntia acredita que sua faculdade de Publicidade e Propaganda ajudou em praticamente tudo da marca:
“Por cursar publicidade e por minha faculdade também ter um pézinho em marketing, eu já estava familiarizada com alguns conceitos, como branding, desenvolvimento de identidade visual, valores, etc, então me ajudou m u i t o nesse sentido! O principal ponto de auxílio foi na identificação e determinação do meu público-alvo e minha persona, o que facilitou muito todos os processos que vieram a seguir.”
Mas nesse processo, embora familiarizada com alguns conceitos do marketing, também representou algumas de suas dificuldades:
“Para mim, as maiores dificuldades foram relacionadas à burocracias e finanças. Apesar de ter um conhecimento prévio acerca de Marketing, Finanças nunca foi o meu forte, então precisei ir a fundo em assuntos que antes não eram do meu interesse, aprendendo a precificar meus produtos, montar planilhas de gastos, etc.”
E ainda assim, ao produzir conteúdos para diferentes redes, questionamos sobre as principais diferenças das duas redes sociais que utilizam, o Instagram e o TikTok, e se haviam maneiras distintas no modo de falar com o público ou a forma de fazer o conteúdo:
“Nós diferenciamos o tipo de conteúdo produzido em cada rede social. No Instagram, nós temos uma relação mais próxima com nossas seguidoras, as quais nos acompanham diariamente e já até viraram nossas amigas. No TikTok é um pouco diferente, a plataforma possui uma capacidade de viralização dos vídeos enorme, então nem todos que entram em contato já conhecem a v.elas ou são nosso público alvo, assim, buscamos produzir no TikTok conteúdos que introduzem a v.elas na vida dessas pessoas e no Instagram conteúdos que aproximem e estreitam as nossas relações.”
E claro, não podíamos deixar de pedir uma dica para quem está começando nesse mundo das redes e que tem o sonho de empreender e inovar!
“A minha dica é: se você acredita na sua empresa, não desista! Eu sei que parece clichê falar isso, mas é verdade. Terão dias que você não vai estar tão confiante ou dias em que imprevistos acontecerão, mas acredite em mim, a jornada de ninguém foi “perfeita”, sem nenhuma pedra no caminho, basta você respirar fundo, tirar o tempo que for necessário para você (se você for que nem eu, dar uma choradinha) e depois seguir em frente. Se você acreditar, as outras pessoas também acreditarão ;)”
Uma importante marca, com um claro sucesso nas redes, em volta de um elemento muito simbólico (a vela), somado a um pilar muito importante atualmente (o feminismo), tinha que possuir um espaço especial no “Fluindo com”! E agora possui, também, um espaço no coração de cada mulher que leu esse post até o final. <3