Autenticidade, praia, autoestima e liberdade são palavras que definem bem a essência da Mônaco, uma marca de peças beachwear e underwear criada por Mariana Cardoso e Pedro Habekoste.
A Mônaco nasceu de um sonho antigo da Mariana: criar a própria marca de biquínis. Ela lembra que esperou bastante pelo “momento ideal” antes de realmente dar o primeiro passo, algo comum para todo mundo que já pensou em empreender, mas tudo mudou em 2020.
“Sonhava com a minha própria marca de biquínis desde que eu saí da escola e comecei a faculdade de Design de Moda, mas na cabeça era sempre um sonho bem distante. Infelizmente, um pouco antes da minha formatura, meu pai faleceu e foi como se uma chave tivesse virado dentro de mim; não dá tempo de esperar, de deixar as coisas para depois, sabe? Resolvi que era hora de ter coragem”, conta.
“Com dor no coração, sai do meu antigo emprego CLT, que eu amava muito, e comecei a planejar tudo! Meu namorado é meu sócio e com certeza ele foi um dos pilares para dar certo. Planejamos tudo durante uns três, quatro meses até lançar a marca. Foi, e ainda é, desafiador! Mas não trocaria por nada”, relembra Mariana.
Apoiada no conceito slow fashion, a Mônaco quer que as pessoas se conectem com sustentabilidade, bem-estar, conforto e estilo de vida litorâneo. Tudo é feito com exclusividade, com peças feitas à mão!
E cá para nós: a personalização, quando bem explorada, é um grande diferencial para segmentar o público, né?
“O maior desafio de ser sustentável e artesanal, sem dúvida, é encontrar o teu público. Infelizmente, em decorrência do fast fashion e das grandes lojas, nem todo mundo entende o verdadeiro trabalho, preço de uma peça de roupa. Acredito que as maiores vantagens sejam a exclusividade das peças e a maior proximidade com o cliente. Com o tempo, vamos encontrando nosso público e atingindo nossas metas”, diz Mariana.
Na Mônaco, cada estratégia é pensada com o jeitinho da Mariana e do Pedro, até a produção de conteúdo! Para que os posts transmitam essa vibe de naturalidade e carinho em cada detalhe, a Mariana faz todo o trabalho de social media sozinha.
“Confesso que quem faz a produção de conteúdo sou eu mesma! Já tentei trabalhar com social media e, infelizmente, não deu certo. Sou apegada no Instagram e gosto de fazer tudo! Hoje, planejo semanalmente o feed e os stories acabam sendo sobre backstage e vida real! O contato frequente com as influencers de Porto Alegre também nos ajuda bastante nesse quesito de produção de conteúdo, então andamos preferindo investir nelas”, comenta.
“Gostamos que os posts sejam sempre com uma linguagem simples e de dia a dia, que os posts/stories possuam as mesmas cores da nossa cartela, as mesmas músicas, os mesmos locais para fotos etc. Assim, sempre que postarmos algo com alguma dessas referências, nossas clientes vão saber que somos nós, mesmo sem ler o nosso nome!”, explica Mariana.
Essa é uma ótima estratégia. Afinal, o público também se conecta com as pessoas que estão por trás da marca. Por isso, é bem importante que tu mostre quem faz o teu negócio acontecer todos os dias!
E falando em produção de conteúdo, a Mariana contou que os stories são os que mais bombam no Instagram da Mônaco. Por lá, ela compartilha muita vida real, produção, pedidos e bastidores!
“Hoje, o que mais traz resultado são os stories! Eu sempre tento trazer a nossa vida real na empresa. A produção, os pedidos sendo preparados… tudo como realmente é! Acredito que isso aproxima muito as clientes e faz com que elas engajem bastante com a gente. Em segundo, com certeza os posts no feed/reels de influencers já “fixas”! Temos uma parceria muito legal com três meninas de Porto Alegre que nos trazem bastante resultado! Justamente por possuírem a mesma essência que nós, o mesmo tipo de conteúdo, de naturalidade etc”, destaca.
Bom, e agora que a gente já conheceu um pouquinho mais da história da Mônaco, qual será o conselho que a Mariana tem para compartilhar com quem está começando a empreender?
“Acho que o único conselho possível para esse meio digital – que é totalmente maluco, mas perfeito – é não desistir. Não cabe nas nossas mãos quantas vezes já pensamos em desistir, voltar para CLT. Tem dias que tudo dá errado, que o engajamento cai, que não tem vendas e assim por diante. Mas isso acaba te dando ainda mais força e coragem para insistir. Não precisa ter medo de aparecer, de pôr a cara a tapa, de tentar diversas vezes. Vai dar certo!”
É bem o que a gente costuma falar, Mari. Começar um negócio do zero é sempre uma montanha russa, mas vale a pena!