Em uma sociedade cada vez menos preocupada com a sustentabilidade, as opções de consumo amigas do meio ambiente se tornam mais importantes e necessárias. Dessa maneira, como uma opção sustentável para o crescente descarte de lixo e como um meio de aproximar mulheres de seus ciclos menstruais, surgem as calcinhas absorventes! E para falar desse assunto, convidamos a Raíssa, CEO & Co-fundadora da Herself, que é uma marca 100% brasileira e responsável por desenvolver a primeira calcinha reutilizável para o ciclo menstrual!
A Raíssa nos contou como surgiu a ideia das calcinhas e qual é a sua importância para o meio ambiente, visto que participou de pesquisas de iniciação científica para embalagens inteligentes. Ela nos conta também, que ao trazer esse assunto a uma amiga, elas sentiram um certo constrangimento em abordar o tema menstruação e uso de absorventes descartáveis.
“Eu venho de um histórico de pesquisa de iniciação científica para embalagens inteligentes. Questionava muito, a partir desta pesquisa, a questão do nosso consumo de embalagens e o quanto nós estávamos cansadas desses descartáveis. E conversando com uma outra colega, chegamos na questão da menstruação. A gente se perguntou ‘e esse absorvente, tá aí a quanto tempo? Por que usamos isso mesmo?’. E, ao sentir um certo constrangimento em abordar esse tema, nós nos perguntamos: ‘será que a questão da informação está de fato resolvida? Será que as mulheres estão satisfeitas com essas soluções que são as mesmas de muitas décadas atrás?’. Com isso, decidimos questionar outras mulheres para entender o que sentiam sobre o assunto, pois nós desejávamos usar a calcinha menstrual, que era algo que não existia no Brasil, decidindo então criar as nossas!”
Ao notar que esse assunto é um tabu para muitas pessoas, questionamos a marca sobre a recepção do público com a ideia das calcinhas: se eles recebem bem as informações ou se ainda existem dificuldades para passar essa nova ideia. Nos foi respondido que:
“É uma mudança cultural. Por isso, desde o início foi bem importante trazer o diálogo, alguns questionamentos, informações mais aprofundadas para repensar na dinâmica e como as mulheres viviam os seus períodos menstruais. Esses diálogos e questionamentos são uma constante até hoje, um trabalho de formiguinha super importante, levando uma nova visão mais positiva e de saúde. Algumas informações, crenças e mitos populares que são passados de geração em geração ficam no inconsciente coletivo, por isso, é muito importante que falemos abertamente sobre o assunto: que menstruação não contamina e não é suja, mas que é um sinal de saúde. A conotação negativa da menstruação está escrita em muitos lugares, como contextos religiosos, antiguidade da medicina, da filosofia, etc. Quando não se sabia de fato o que era a menstruação, se tinha uma imagem negativa. Por isso, é necessário esse processo de desconstrução, pois acreditamos que nas próximas gerações e, a cada dia, possamos lidar com mais naturalidade.”
Embora exista essa dificuldade, a Herself reconhece que isso é algo histórico, que permaneceu enraizado e usado como instrumento de dominação sobre as mulheres. Mas a marca acredita que estamos cada vez mais lidando com o assunto com uma maior naturalidade. Isso demonstra uma maturidade, que respeita e entende as diferenças socioculturais para a adesão de novos produtos ou ideias.
E além da ideia maravilhosa das calcinhas, aliada a essa maturidade com o assunto, a Herself conquista diariamente mais pessoas que menstruam em suas redes sociais. Assim, a marca conta a percepção sobre como a divulgação é feita nas redes sociais e a diferença que existe entre o público que frequenta a loja física e a online.
“Na loja física conseguimos trazer um pouquinho mais a experiência de conhecer a marca, pegar na mão os produtos, conversar conosco. Então, no presencial, são outros sentidos que são despertados nessa experiência, além de poder provar, escolher, conversar para entender um pouquinho mais sobre o assunto e sobre o seu ciclo. Mas nós também trazemos esse diálogo para o online, na parte de atendimento, inclusive no site. Mas para além disso, nós enxergamos aquele espaço físico no presencial como o universo Herself, e que, num futuro com vacinas, vai ser um lugar ainda mais potente, como um local de encontro para essas pessoas que menstruam e que acreditam na revolução menstrual com a Herself.”
A Raíssa também nos contou que a ideia da Herself surgiu até antes de ter a solução, que seriam de fato as calcinhas menstruais. Assim, ela nos apresentou como criaram a ideia da marca e como traduzem essa ideia através da comunicação:
“A marca é pensada nessa conexão com o ciclo, com nossos mantras de “revolucione o seu ciclo”, que traz um tom mais ativista. Também traz um tom mais propositivo para soluções de inovação para essa questão que não é discutida por ser um tabu e por fazer parte de um mercado dominado por pessoas que não menstruam nas posições de liderança.
Fico feliz de, cada vez mais, estarmos presentes neste diálogo e criar soluções que façam sentido para nós mesmas e com nossas reais necessidades. Ademais, isso se conecta com a questão da pobreza menstrual e a busca pela dignidade menstrual. Hoje, a Herself traduz muito essa verdade, desse genuíno de ser Herself: buscar o seu espaço, mesmo sabendo que a situação é muito complexa e problemática. Então, assim como nós queríamos uma calcinha menstrual em 2016, agora queremos garantir isso para mais pessoas! Isso norteia todo o nosso desenvolvimento de comunicação, tanto os diálogos sobre a liberdade em relação ao nosso próprio corpo, a liberdade das nossas escolhas em relação a autoestima da mulher, as imposições sociais, as quebras de estereótipos e imposições de alguns papéis na sociedade. Esse olhar questionador é o que tem tudo a ver com a comunicação inicial da Herself.”
E com toda essa história revolucionária da marca, pedimos à Raíssa para que deixasse um recado àqueles que desejam começar um novo projeto.
“Coragem para ser você mesma! Às vezes, somos muito influenciadas pelo externo, pelo que a sociedade, famílias, colegas de trabalho e universidade esperam da gente, mas é muito importante poder ouvir o que esperamos de nós mesmos, para seguir os passos que são coerentes com a nossa verdade. A garantia é que a aventura de auto conexão pode desvendar um projeto empreendedor, um caminho de muita realização e de muita satisfação. Então, eu tenho certeza que vai ser uma jornada muito rica, e que pode levar as pessoas a caminhos que nunca imaginaram. Isso é algo que acontece na Herself hoje, e é muito gratificante. Pode ser uma jornada empreendedora ou não, mas é muito importante tentar e seguir essa vozinha interior de inquietação e de vontade de fazer algo diferente.
Deixe isso transbordar e se materializar para que outras pessoas conheçam! Tenho certeza que muitas pessoas vão se identificar e levar a ideia adiante. Então, se faz sentido para ti, faz sentir e deixa isso ser sentido por outras pessoas também, pois vai te gerar muita realização.”
Essa participação especial de uma marca preocupada e responsável com valores ambientais e com estigmas da sociedade nos trouxe questões interessantes de serem abordadas e um olhar mais sustentável e cuidadoso com o futuro. Que tal agora fazermos as pazes com o nosso ciclo?