Se a pandemia nos ensinou alguma coisa é que o combo roupa confortável + estilosa vale ouro, né? Principalmente para aquelas chamadas de vídeo no meio da tarde!
As roupas da @enikaestilo são, nesse sentido, o pacote completo: bonitas, confortáveis, práticas e carregadas de estilo.
Tudo isso, por si só, já é sucesso garantido, mas a Nina, cérebro e coração por trás da marca, vem usando o Instagram como ferramenta para transformar a Enika em uma marca com presença super forte no digital.
E como nós, aqui da Fluir, não dormimos em serviço, trouxemos a Nina para dar dicas valiosas de como extrair o máximo das redes sociais e, de quebra, nos contar um pouquinho desse universo da moda.
Mas, primeiro, bora conhecer a Enika?
“Enika é uma marca de roupa casual feminina aqui de Porto Alegre que produz diretamente para mulheres do nosso tempo! Queremos vestir conforto e praticidade, sem criar mais uma dificuldade no dia corrido. O conforto é aliado e pode sim ser colorido! Usamos principalmente tecidos lisos e estampados de viscose, linho e também reciclados. Nessa escolha, prezamos pela qualidade, toque macio e qualidades que contribuam para todos os valores que carregamos como proposta. Aqui, evitamos desperdício e por isso trabalhamos com o mínimo de estoque possível: sem produzir de forma exagerada e garantindo que todos os produtos terão uma dona disposta a ter muitos momentos felizes com a peça Enika nova!”
A marca não trabalha com coleções, pois acredita que a roupa precisa ser confortável e bonita para quem a está vestindo, seguir micro tendências efêmeras da moda não está no cardápio da Enika.
“A ideia é que os nossos produtos sustentem três pilares: Conforto, Estilo e Praticidade. Praticidade porque acreditamos que se vestir de forma bonita e confortável não precisa ser com perrengue: por isso trabalhamos com bastantes peças únicas como os macacões e também peças que permitam fáceis combinações. Conforto porque trabalhamos com modelagem ampla, tecido de toque macio e até algumas peças que podem se moldar ao corpo. E estilo porque vai de frente com as outras duas.”
Munida de todo esse propósito pra lá de inspirador, a Nina arregaçou as mangas e se jogou no Insta como uma ferramenta de divulgação, muito antes de se tornar uma ferramenta de venda.
“A ideia de ter a Enika só se tornou possível e real quando soube e entendi a ferramenta poderosa que tinha à minha disposição. O Instagram torna possível criar para a Enika, a partir da infinidade de inspirações diárias que recebo também por ali. Além disso, torna possível a divulgação das peças e a interação das gurias que nos seguem.”
“Eu acredito que a realização das compras na Enika vai além da parte estética da peça. O desejo aparece na cliente a cada dia. Por isso, a gente precisa prender a atenção das clientes pouquinho por pouquinho. Exibir um pouco de produção, um pouco de nós, um pouco de peça e assim… AVANTE!”
E todo esse trabalho e dedicação vem dando bons frutos:
“Hoje o Instagram é a única forma de divulgação dos produtos, então eu tenho todos os motivos do mundo para acreditar que ele é a principal ferramenta do nosso trabalho.”
O perfil da marca usa e abusa de todas as ferramentas disponibilizadas pelo Instagram e sobre isso, a Nina, que entende bem a importância dessa presença nos diz: “eu sei da importância de estar presente no Instagram diariamente. Eu quero me sentir perto das clientes e quero fazer isso a maior parte do tempo. Para isso, tentamos usar tudo o que a ferramenta nos oferece. Criar conteúdo pra feed, reels, igtv e afins é essencial para conseguir a visibilidade que almejamos!”
“Como cliente eu fico mais feliz e interessada em uma marca que gera conteúdo nas mais diversas formas. Como criadora eu sei do compromisso que isso representa frente às clientes e ao próprio algoritmo.”
“O que aprendi é que, de fato, trabalhar com a rede social é um compromisso, além de ser um desafio se manter ativo no Instagram. Precisamos investir tempo, dedicação e pesquisa. Sem isso, fica ainda mais difícil alcançar o sucesso na ferramenta.”
Para quem quer começar a usar a rede como vitrine para a sua marca, a dica é: “o que eu acho importante é garantir que cada passo no caminho seja dado com o máximo de dedicação, ainda que não seja perfeito. Não dá pra esperar a perfeição chegar pra sair do lugar. Mantenha-se em movimento em todos os campos da vida e vamos fluir!