Tu já pensou em vestir aquilo que tu acredita? Ou então quem sabe vestir a mudança?
Se ficou na dúvida sobre o que estamos falando, deve ser porque tu ainda não conhece a @bergatees!
Para esse “Fluindo com”, convidamos a Júlia, dona dessa marca perfeita de roupas, que traz aqueles looks que revolucionam de maneira criativa! E claro que nossa primeira curiosidade foi em relação ao nome da marca ser “Bêrga”! Ela nos contou:
“Bêrga vem de bergamota, que é uma fruta cheirosa, colorida e com uma carga nostálgica pra muita gente aqui do sul. A ideia veio porque uma pessoa muito querida a mim tem a bergamota como símbolo de momentos especiais da infância e sempre que alguém descasca a fruta, sente aquele cheirinho marcante e lembra desses bons momentos. Quis trazer essa história pra dentro da Bêrga, porque a ideia sempre foi ser uma marca muito afetiva, alegre e próxima das pessoas.”
Com toda essa criatividade, o Instagram da marca reflete com facilidade esses valores citados: o afeto, a alegria e a proximidade das pessoas! Afinal, o feed da Bêrga impressiona com uma combinação que traduz os valores citados.
Mas como será que é esse processo criativo da Berga, tanto na questão de produção das roupas quanto nos posts criativos para o Instagram?
“Gosto de estar em contato com referências no âmbito visual (Pinterest, TikTok, Behance, livros, etc), mas também na esfera do que está sendo tratado pelas pessoas no momento. A maior inspiração da Bêrga são, afinal, as causas sociais e a ideia de poder vestir o que acredita. Por isso, para mim, é muito importante estar sabendo o que está acontecendo no mundo, não só como criadora, mas como pessoa, além de poder divulgar e disseminar essas questões. Também fico em contato com o público da Bêrga, discuto esses temas e fico sempre aberta a sugestões e ideias. Como fico tanto tempo cultivando o que pretendo fazer (às vezes, por tempo demais), quando de fato paro para criar, layoutar e desenhar, a ideia vem naturalmente e às vezes fica pronta bem rápido.”
Com essa resposta, ficamos curiosas para saber qual é a estampa favorita criada por ela!
“Minha favorita é a Bookshop, tanto pelo desenho, quanto pelo tema e pela história dela. Gosto muito de camisetas com um detalhe no canto na parte frontal e algum desenho maior nas costas, mas essa é especial por ter sido a primeira a ter “Bêrga” escrito na própria estampa. Fiquei muito nervosa de lançá-la porque não sabia se as pessoas já estariam dispostas a andar com o nome da marca literalmente no peito, mas deu muito certo! Depois de postar as estampas e enquanto chegavam as mensagens, eu pulava de felicidade, porque foi logo essa que mais vendeu nas primeiras horas de coleção. O desenho também simboliza um assunto muito querido a mim e às pessoas que seguem a Bêrga, que é a literatura, o apoio às livrarias de rua e a disseminação da paixão pela leitura. Além disso, é muito legal quando me solto mais nas criações e desenho de forma mais livre.”
Soltar a imaginação nas criações é com a Bêrga mesmo, e podemos notar isso no perfil visualmente agradável da marca no Instagram, que segue assim desde seu início nas mídias. Será que esse fator era uma prioridade ou foi algo que acabou se tornando importante?
“Acho que sempre tive a questão estética em mente, mas ainda não tinha a capacidade técnica e o conhecimento para aplicar na marca. Hoje, já formada em Publicidade e Propaganda e depois de muito treinar, construir repertório e pesquisar referências, consigo transmitir esse cuidado estético para o feed. Mas com certeza penso muito mais em questões como composição, fotos e conteúdo agora do que há três anos, quando comecei a Bêrga.”
O cuidado estético que a Júlia dá para a marca fica aparente em suas postagens, afinal, ela entende o papel das redes sociais para o seu crescimento. Ela comenta:
“É um papel imenso e essencial. O Instagram, obviamente, é a rede social mais importante para a Bêrga no momento. Além de ser um canal de vendas, o público sempre está muito disponível para consumir e interagir com o conteúdo. Há posts compartilháveis que são espalhados por stories de pessoas que nem seguem a conta, o que dá muito espaço para atingir novas pessoas e crescer a base de seguidores e fãs da marca. Só para ilustrar a importância das redes em geral: até o projeto da identidade visual da Bêrga no Behance e no Pinterest leva as pessoas para conhecerem a marca diariamente! Acho essa conexão fascinante e pode ser muito bem explorada.”
Na produção de conteúdo para essa rede, a dona nos contou que a ferramenta do Instagram que ela mais gosta de explorar é o card do feed!
“Apesar do Instagram estar inclinando para favorecer os vídeos, ainda sou muito fã dos cards de feed! Meu tipo favorito de fazer são os carrosséis falando sobre algum assunto do interesse do meu público e deixando o conteúdo mais palatável com textos divertidos e um design leve, mas impactante. Geralmente insiro na capa ou no último post alguma frase ou ilustração que dê vontade de compartilhar, para que o conteúdo se espalhe pelos stories das pessoas. Os próprios stories também são uma ferramenta muito importante de conexão com o público e a forma mais divertida, leve e simples de se conectar diariamente com as pessoas – com quizzes, caixinhas de pergunta, jogos, etc. É a ferramenta que dá o maior leque de opções para criar e interagir, mas também é a que mais cobra constância e tempo.”
Mas todo esse processo para formar a marca também trouxe desafios! Questionamos sobre qual é o maior desafio de ter uma marca de vestuário nas redes sociais.
“Uma marca de vestuário já tem dificuldades, mas a Bêrga, que dá a possibilidade de personalizar as cores e fazer sob encomenda, tem algumas bem específicas! É muito comum que as pessoas não queiram esperar para tirar as medidas antes de pedir, o que acaba gerando trocas, retrabalho e produção em excesso, que é algo que a Bêrga é muito contra. É algo que sempre preciso pontuar no atendimento, facilitar o acesso às informações e fazer posts relembrando a importância.”
Ou seja, uma marca que entende a importância de facilitar o acesso às informações tem tudo para arrasar com os clientes, juntamente com muita criatividade em toda sua produção. Por isso, tivemos que pedir uma dica para aqueles que desejam começar no Instagram!
“Muito mais do que simplesmente criar a conta no Instagram e começar a postar sem muito planejamento, tire um tempo antes disso para pensar em como quer se comunicar e o que quer comunicar. Faça uma pesquisa de referências visuais e comece a seguir contas de designers, empreendedores, marcas e criadores de conteúdo de diversos ramos. Com isso, você estará imerso em muita inspiração e vai começar a compreender melhor qual linha editorial, estilo visual e verbal quer seguir. Mais que tudo, seja genuíno no que quer transmitir, porque as pessoas percebem muito o que é autêntico e o que não é.”
E aí, pronto para vestir a diferença dessa marca incrível?