Tu já reparou que a discussão sobre sustentabilidade assumiu um novo status a partir das mídias sociais? Se antes essas pautas ficavam restritas ao editorial de veículos de comunicação, hoje existem diversas formas de produzir conteúdos digitais que proponham uma reflexão mais profunda sobre como podemos preservar o nosso planeta.
É com essa proposta que Rafaela Knevitz, estudante de Jornalismo e criadora de conteúdo, administra o seu perfil do Instagram @rafaknevitz. Por lá, ela compartilha dicas sobre estilo, comportamento e autocuidado, sempre com um recorte voltado para alternativas mais sustentáveis.
A ideia de falar sobre sustentabilidade e consumo consciente surgiu quando a Rafa ingressou na faculdade. Com o avanço do curso, ela entendeu que poderia usar suas habilidades como comunicadora para fazer a diferença, criando conteúdos sobre assuntos que não costumam receber muita atenção.
Rafa também ponderou que muitas pessoas já associavam a imagem dela a hábitos sustentáveis, o que facilitaria ainda mais a familiaridade do público com esse tipo de conteúdo.
“Estudando sobre comunicação, eu vi a vantagem em trabalhar com o digital. Além disso, percebi que as pessoas que me conheciam já me associavam a hábitos sustentáveis. Isso porque me viam com meus canudos de inox, minhas ecobags, marmitas reutilizáveis e até mesmo me sugerindo pratos sem carne. E quando veio a pandemia e eu segui em home office, eu pensei que seria o momento certo de eu me dedicar para isso. O que eu precisava eu já tinha: tempo e vontade”, lembra. “Aos poucos, as pessoas foram me passando o feedback de que meu conteúdo era diferenciado e interessante. Com isso, eu consegui definir meu nicho e aprender com pessoas do mesmo meio.”
Para dar início ao projeto, Rafa disse que começou a seguir vários produtores de conteúdo. Com isso, ela aprendeu a estabelecer uma rotina de planejamento e ter mais constância nas postagens. Mas, como tudo na internet muda muito rápido, alguns assuntos acabaram ficando “velhos demais” e, para não perder o timing, Rafa começou a colocar na balança o que valia a pena manter no cronograma e o que deveria entrar de um dia para o outro.
“Logo que comecei a criar conteúdo para o Insta, acompanhava várias pessoas falando sobre o planejamento para as redes, então eu comecei a organizar calendários com temas. Porém, com o tempo, eu percebi que meu conteúdo não era tão factual, ficou muito engessado. Além disso, me faltava tempo para deixar tudo preparado. Passei a criar conteúdo conforme o felling. Quando eu encontro alguma referência interessante que pode agregar naquele momento para os seguidores, eu vou lá e me preparo. Isso me fez aproveitar muito mais as trends e acompanhar as necessidades do público”, ressalta.
Uma dica de organização que funciona, segundo Rafa, é ficar de olho nas notícias, porque as novidades podem render bons conteúdos de análise. “Algo que eu sempre faço e me ajuda muito no processo de criação é ler notícias que envolvam sustentabilidade, seja qual for o segmento. Além de me ajudar a realmente estar inserida no meio, me dá muitas ideias. Eu anoto elas e em algum tempo livre do meu dia, desenvolvo algo com essas informações, seja stories, cards ou vídeos.” Por aqui, a gente também frisa a importância de ficar de olho nos assuntos mais comentados da semana. Afinal, sempre acontece de aproveitarmos algum gancho para complementar a produção.
Para o Instagram, Rafa costuma apostar mais em vídeos. Se tu visitar o @ dela, vai reparar que um dos formatos mais presentes por lá é o reels, que costuma ser uma ótima ferramenta de entrega. Sobre o motivo da preferência, ela conta que considera uma boa forma de se expressar. “Eu consigo utilizar a minha linguagem mais informal para me aproximar das pessoas. Isso porque eu não sou uma profissional da área, tenho minhas limitações, então com o vídeo eu consigo me expressar melhor sem envolver questões técnicas”, explica.
Nessa plataforma, ela quer ampliar o leque de informações sobre sustentabilidade, promovendo um debate mais amplo sobre a necessidade de repensarmos nossos hábitos de consumo. “As redes sociais vieram para democratizar a informação e tornar possível a conexão com pessoas de diferentes realidades e em diversos lugares do mundo. Além disso, as mudanças climáticas dos últimos tempos vem direcionando com mais força o debate em cima dos hábitos de consumo, então as pessoas passaram a ouvir mais sobre o assunto, demonstrando mais preocupação”, indica.
E sobre as dificuldades em trabalhar com redes sociais? Assim como muitos criadores de conteúdo, Rafa também acredita que é difícil ter constância. Por isso, às vezes ela prefere priorizar um número menor de postagens do que criar muitos materiais que não entregam tanto valor.
“Eu faço faculdade e trabalho em outras empresas por fora, então nem sempre eu consigo adequar a minha rotina com a criação de conteúdo. Acaba que nos tornamos reféns de um algoritmo que nos cobra por sermos sempre criativos, mas essa não é a realidade. Nem sempre há algo interessante para ser publicado! Sou do time que foca na qualidade e não na quantidade. É uma pena que isso nos limite em crescer nas redes. Me cobrar para estar sempre presente só faz com que a qualidade dos meus conteúdos despenque e minha saúde mental também”, relata.
Embora marcar presença seja decisivo para o crescimento das redes, produzir conteúdo de valor também é uma peça-chave. Portanto, concordamos que é melhor “segurar” um post do que postar algo que não esteja alinhado com o seu propósito.
Para fechar nossa conversa, pedimos para Rafa compartilhar uma dica de criadora de conteúdo. E, olha, ela nos deu uma dica que está bem em alta!
“A minha dica é: use as trends como inspiração, mas não copie o que todo mundo está fazendo! Há espaço para todos, mas só se destaca quem tem um diferencial. E pra isso acontecer, é preciso definir seu nicho, sua linguagem e quais seus objetivos na rede social que está usando”, afirma.
Esse conselho vale para qualquer nicho, viu?