Com certeza tu já conhece as diversas imposições de padrões estéticos que existem e como eles fazem com que as características não padronizadas ganhem destaque e mereçam um lugar ao sol.
Por isso, pessoas que desafiam essas diversas imposições e aparecem nas redes sociais mostrando corpos reais e abordando temas como aceitação do corpo e amor próprio, merecem ser exaltadas! E ninguém melhor para falar sobre isso, do que a @daphneconstantinopolos, convidada do “Fluindo com” de hoje!
Começamos nossa conversa perguntando sobre como surgiu a ideia de ser criadora de conteúdo:
“Foi um escape para a minha profissão anterior. Eu era advogada mas não gostava do exercício da profissão. Criei um blog para ter um hobby e com o tempo fui percebendo que ele me fazia mais feliz que a advocacia. Então resolvi recomeçar. Voltei para a faculdade, cursei jornalismo, hoje sou formada e trabalho com assessoria de imprensa e com a criação de conteúdo. E amo!”
Em meio a felicidade de produzir conteúdo e ter seu espaço nas redes sociais para ressignificar os padrões de beleza e saúde, perguntamos sobre como é ser um exemplo de representatividade para outras mulheres, e ela nos diz ser uma honra!
“Me sinto muito especial. Quando recebo mensagens das seguidoras dizendo que se inspiraram em mim para colocar o look que querem ou para usar biquíni no verão, me sinto com o dever cumprido. Tema de casa com nota 10. É o principal motivo para eu estar na internet. Inspirar e libertar mulheres da pressão estética que a sociedade nos impõe.”
E essa representatividade importa muito em meio a tantos corpos padronizados e com grande visibilidade nas redes, que incitam as mais diversas cirurgias plásticas pelo mundo em busca desse padrão. Por isso, abordamos o assunto para entender como a Daphne acha que esses conteúdos impactam no feed das pessoas:
“Às vezes eu penso que tô “apenas” postando uma foto, mas o meu corpo estar sendo visto e ter seu espaço significa tanto! Ter liberdade para ser eu mesma nos dias de hoje, com o cenário político atual, é uma expressão de muita força. O meu feed é um movimento por liberdade e os padrões precisam ser questionados sempre, cada vez mais.”
Mas é claro que o processo de criação desses conteúdos não é uma tarefa fácil, e ficamos curiosas para saber qual etapa ela considera a mais importante:
“Planejamento. Se eu não planejo, não faço nada! Como sou muitas coisas ao mesmo tempo (maquiadora, estilista, roteirista, editora, fotógrafa…), preciso planejar tudo para conseguir dar conta.”
E, planejando tudo com cuidado e atenção aos detalhes, a Daphne consegue um retorno muito positivo do seu público com as suas postagens e dicas.
“É muito positivo. Tenho poucos relatos de haters nas minhas redes. A minha comunidade é muito receptiva. Tenho muita sorte nesse sentido. Sempre que recebo uma mensagem de alguém que se inspirou em mim, seja comprando um produto ou conseguindo usar um look diferente, eu fico emocionada.”
Mas, esse retorno do público, super motivador, é fruto da relação que a Daphne estabelece com sua audiência, criando laços e dando atenção aos comentários e directs.
“Eu tenho uma relação muito próxima com todos mundo que me segue. Respondo pessoalmente a todos. Mando áudio, fotos, dicas… faço questão! Sem o carinho deles, eu não seria ninguém nas redes sociais. É uma relação de muita gratidão.”
Para finalizar, claro que, com o visível sucesso nas redes sociais e importante papel para todas as mulheres, pedimos uma dica para quem está pensando em seguir nesse nicho de criador de conteúdo!
“Começa. Só quando a gente começa é que consegue entender como funciona, pra onde quer ir, e onde quer chegar. E seja sempre verdadeiro. É impossível viver um personagem 24hs por dia. Não tem problema mostrar quando tá de mal humor, quando tá doente… o importante é ser uma pessoa real. É isso que as pessoas querem ver. Vidas falsas não comovem mais ninguém.”