A pergunta que não quer calar: “como eu posso me destacar em um nicho aparentemente saturado?”.
Quem vai te responder isso é a Paula Longhi, a @healthy.paula, influencer e criadora de conteúdo sobre vida saudável, e empresária, dona da @healthy.doces.
Essa semana ela conversou com a gente sobre o que é necessário, tanto para começar, quanto para se manter relevante em meio a tantas outras influenciadoras do lifestyle saudável.
Vem conferir as dicas dessa gaúcha que está dominando as redes, sempre com conteúdo diferenciado, de qualidade e delicioso de acompanhar.
Sobre como lidar com um assunto delicado, como uma vida saudável e alimentação, nas redes sociais, Paula nos confirma…
“Com certeza é um desafio diário! (…) a gente tem que estar cuidando para não falar sobre o que não está ao nosso alcance (…) Temos que ter responsabilidade, pois podemos influenciar as pessoas, tanto positivamente, quanto negativamente.”
Ela percebeu que o seu dia a dia poderia gerar conteúdo e alcançar muitas pessoas quando começou a receber feedbacks positivos sobre o que postava.
Paula começou a ver que “as pessoas realmente estavam gostando daquilo (que eu postava) e estavam falando bem de mim, estavam fazendo as receitinhas, falavam que compraram alguma coisa pra provar porque eu postei.”
Quanto àquela pressão de ser “healthy” o tempo todo ela nos lembra que o Instagram não é 100% das nossas vidas e que ela tenta ao máximo “mostrar que uma vida realmente saudável é dar uma fugidinha da dieta de vez em quando, é comer um doce, é comer outra coisa que tu sente vontade, que tem desejo”
Ou ainda, quando vamos a alguma comemoração, algum evento ou algo do tipo, ela reafirma que poder se permitir e comer outras coisas que não estão na nossa rotina, também faz parte do healthy lifestyle.
“As pessoas têm que entender que, muitas vezes, não será postado, não será um story, mas que existe sim nas nossas vidas (…) Por isso, eu não me sinto cobrada nem pressionada para ser perfeita o tempo inteiro! Um dos meus objetivos no Instagram é realmente mostrar para as pessoas que a vida saudável é toda essa junção de comidas, não é só comer alface, batata doce, frango, que é o que todo mundo associa à comida saudável. O estilo de vida saudável engloba muito mais coisas do que a gente imagina.”
Sobre aquele dilema Insta pessoal vs. Insta da marca, ela nos conta como faz pra conciliar a produção de conteúdo:
“É complicado trabalhar com Instagram, pois a gente tem que ter uma baita dedicação, uma baita estratégia por trás. Tudo que a gente posta tem que ter um porquê, tem que ter um motivo. Precisamos trabalhar bastante nisso para que o nosso conteúdo atinja as pessoas certas e conquiste novos públicos, desde que esse público realmente pare para ver com atenção.”
Na prática, ela nos conta um pouco do seu processo de criação:
“Sempre no domingo, eu pego, sento e crio todos os conteúdos. Além disso, tenho um bloquinho no qual eu sempre anoto todas as ideias que vão me surgindo ao longo da semana”
Paula reforça que “pra gente produzir conteúdo, a gente tem que consumir também, então eu consumo bastante e vou tendo as ideias, formando uma coisa única e autêntica como resultado.”
Perguntamos, também, o que todo mundo quer saber, como começar e se dar bem nas redes sociais. Sobre isso ela nos passa uma mensagem importante:
“O principal é: não ter vergonha. Então comecem, apenas comecem! Tenham a coragem e comecem! Outra coisa muito importante também é ser a gente mesmo, ser muito autêntica, porque, se a gente não quiser passar o que a gente é, a gente não vai evoluir, não vai ter constância. Então acredito que a gente tem que ser muito nós mesmos.”
Além disso, uma dica de ouro que ela nos deu para quem quer entrar para o mundo das influenciadores da vida saudável foi: “começar bem aos poucos, porque, sim, vão ter pessoas que não vão gostar desse assunto, mas vão ter pessoas que vão querer saber mais, desde o que tu come no teu dia a dia, até que tipo de esportes que tu pratica. Estar ali mostrando, vai motivar outras pessoas, então comece mostrando essa rotina básica de uma vida saudável.”
Te destacar em um nicho aparentemente saturado exige tempo e dedicação, mas não é tão difícil quanto parece, né? Te inspira na Paula e segue as nossas dicas lá no @vamosfluir que o sucesso tá garantido. 🙂