Quando a gente diz que todas as áreas estão super presentes nas redes sociais, a gente fala de todas MESMO!
Nessa semana a gente conversou com a Frederike Mette, uma administradora super girl boss, que bomba nas redes sociais com um conteúdo super legal sobre Finanças e Lifestyle.
Ela é Doutora em Administração pela UNISINOS com estágio doutoral no departamento de Latin American Studies pela University of Oxford (2015) e Mestre pela Escola de Administração (PPGA/UFRGS). Além de ser professora no Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS, na linha de marketing, a Fred tem um perfil no Instagram no qual compartilha um pouco sobre a sua vida pessoal e profissional, bem como posts motivacionais e informativos, desde o mais básico das finanças até assuntos mais complexos.
Olha só a conversa super legal que a gente teve sobre a importância que as redes sociais tiveram no crescimento profissional dela. 🙂
Quando tu percebeu a necessidade de utilizar as redes sociais e como essa decisão de produzir conteúdo impulsionou o teu trabalho?
Já havia percebido a necessidade há uns 5 anos, mas a pandemia ajudou a me dar um “empurrão” na minha iniciativa de efetivamente iniciar. Acredito que uma das maiores satisfações e metas da minha vida é ensinar aos outros, ou mais do que isso, passar algo de positivo para a vida de cada um que convive comigo.
Com o convívio com meus alunos ao longo dos anos, muitas vezes escutava de alguns que eu deveria produzir algo muito maior do que fazia em aula. Ou seja, levar o meu conhecimento a mais pessoas de forma “fácil”. E esse foi meu desafio ou proposta no ano de 2020: começar a colocar nas redes aquilo que eu levava para a sala de aula e universidade.
Felizmente, tive uma receptividade e engajamento super legais, estou tendo a oportunidade de auxiliar mais pessoas, tentando levar um conteúdo “pesado” de forma “leve”. E essa decisão teve um resultado maior ainda para mim. Em um ano com tanto distanciamento, poder gerar e ter proximidade com as pessoas me deixa muito feliz.
Como tu encontrou o teu nicho e descobriu que tipo de linguagem atinge melhor o teu público?
Meu nicho eu ainda estou encontrando. Muito do meu público é de ex-alunos ou pessoas que me conhecem através do meu trabalho como docente e acadêmica. Mas ainda quero atingir mais pessoas, e principalmente aquelas pessoas que possam não ter condições de ter um ensino e conteúdo de qualidade. Mas são essas pessoas a essência do ensinar!
A linguagem que melhor atinge o nosso público é aquela que as pessoas conseguem nos compreender. Finanças normalmente é um tema muito complexo e complicado, então conseguir transmitir tudo de forma fácil, de forma que as pessoas compreendam o que eu digo, é o meu desafio. E este é um dos meus lemas, descomplicar.
Uma dica para quem está começando a produzir conteúdo sobre finanças – e no geral
Qual é o teu lugar de potência? Assim como sugerimos que as empresas devem ter uma proposta de valor e diferencial frente a concorrência, no momento em que você produz algum conteúdo sobre qualquer tema você também deve procurar se diferenciar. O que você vai oferecer além ou diferente daquilo que já existe? O que você quer agregar na vida das pessoas? Qual é a sua missão e o que te faz feliz? Pois quando fazemos com felicidade, os resultados tendem a ser sempre positivos.
Temos muito o que aprender com a @frederikemette! Segue lá o Insta dela, tanto para aprender finanças de uma maneira descomplicada (quem não precisa disso, né?), quanto para te inspirar a buscar cada vez mais sucesso e engajamento com o teu público!