Da ideia de criar um portfólio nas redes sociais ao “Universo Marisquento”: essa foi a trajetória da Mariana, a Marisca Petisca.
Além de compartilhar todas as suas criações e ilustrações no mundo do design gráfico no @mariscapetisca, a Mariana também mostra um pouco do backstage, da sua rotina de trabalho e da sua vida pessoal. Dessa forma, ela vai criando vínculos e chegando cada vez mais próximo do seu público.
“O pessoal começou a se interessar até mais pelo o meu dia a dia e de como funciona a minha rotina do que pelo material final em si, então tem um vínculo maior do que só um portfólio, se criou um Universo Marisquento.”
Quando perguntamos um pouco mais sobre esse universo e como é a resposta do público sobre o conteúdo produzido pela Marisca, ela contou que o retorno é cheio de carinho e afetividade.
“Na verdade eu não tenho tanto tempo assim para compartilhar dicas e posts porque né, #vidareal. Mas, cada vez que consigo compartilhar, tenho um retorno muito legal, vendo que consigo ajudar várias pessoas, principalmente mulheres que estão aí enfrentando barreiras de perder o medo de começar um negócio novo, explorando uma nova área, um novo nicho. Sempre consigo clarear um pouco as ideias das pessoas do outro lado da telinha, isso me deixa muito feliz e de coração quentinho.”
Sempre que falamos sobre como tu pode te destacar nas redes sociais, falamos em criar conteúdo de valor e estreitar laços com o teu público. E, nessa questão, a Marisca dá um show de relacionamento com as seguidoras dela.
“É engraçado que às vezes eu sumo do mapa e elas vem me perguntar onde eu ando. Quando eu volto é como se nada tivesse acontecido, tá tudo bem, todo mundo super amigas, elas super entendem que do lado daqui tem uma mulher que trabalha dentro de casa, que é super dedicada e do lado de lá tem uma mulher que trabalha, super atarefada, muitas vezes tem filhos e com uma rotina para cuidar. Então é uma reciprocidade muito legal.”
Um grande receio que observamos em quem começa a investir na produção de conteúdo nas redes sociais e acaba entrando nesse mundo de “influencer” é em relação ao público e ao nicho que se quer atingir. Quando perguntamos pra Marisca se o nicho que ela atinge atualmente é o mesmo que ela projetou lá no início, ela nos contou:
“No início comecei só com ilustração, então eram muitas mães querendo materiais, artes para decorar quarto dos filhos. Foi um super salto pular de apenas mães, para mães que são empreendedoras, para mulheres empreendedoras. (…) Eu tenho muitas seguidoras que são ‘a mulher empreendedora’, que está começando algo novo, se descobrindo no mercado, e querendo ousar.”
Unindo um relacionamento bacana a um nicho bem segmentado e conteúdos de valor e que aproximam a Marisca do público, podemos afirmar que ela praticamente tem a fórmula secreta pro sucesso nas redes sociais. Por isso pedimos uma diquinha pra quem quer seguir nesse mundo da produção de conteúdo:
“A dica que eu dou é focar em um objetivo mas não ter medo das curvas que vem no caminho. (…) Não tenha medo de se descobrir no caminho, não tenha medo de errar, porque isso vai acontecer e errar às vezes é bom para te mostrar um caminho diferente do que tu imaginou que iria seguir e não se comparar, porque cada um tem seu tempo, sua história, sua jornada (como diria a Lumena do BBB kkkk). A vida é muito curta para gente deixar ela passar sem viver tudo o que a gente deseja viver.”