Arte e design sempre foram paixões presentes na vida da Laura Grisci, do @lauragrisciart. Com muita sensibilidade, ela une a expertise de joalheira às experiências adquiridas na graduação em Design de Produto para criar joias inspiradas em episódios marcantes da história da arte.
Além de uma produção de conteúdo caprichada e harmônica, destacada pelo equilíbrio de cores e elementos, Laura usa várias referências culturais para dar personalidade à marca. Em seu feed no Instagram, encontramos brincos inspirados em “Dama com Arminho”, de Leonardo da Vinci, pingentes de “Moça com o Brinco de Pérola”, de Johannes Vermeer, e de “O grito”, de Edvard Munch.
O sonho de ter o próprio negócio começou ainda na infância. Inspirada pela possibilidade de criar suas próprias peças, Laura deu início ao processo de fabricação de joias aos 18 anos.
“Minha relação com o design é de longa data. Eu sempre amei criar e, desde criança, tinha o sonho de ter minha própria marca. Com 17 anos iniciei minha graduação em Design de Produto e com 18 anos meus estudos focados em joalheria. Então, me apaixonei. Já amava o design e me encantei, também, pelo processo de fabricação. Ainda com 18, comecei a vender peças feitas por encomenda e divulgar meu trabalho nas redes sociais, trabalhando para ter meu próprio negócio”, relembra.
Com olhos voltados para o mercado internacional, a produção na plataforma conta com um diferencial: todos os posts são legendados em português e em inglês! A estratégia de se comunicar com outros países deu certo. Hoje, Laura alcança seguidores dos Estados Unidos, da Inglaterra e da Itália. “Eu sempre tive um sonho muito grande de tornar meu negócio internacional. Para mim, sempre foi muito natural criar conteúdo em português e inglês. Além de querer alcançar diferentes públicos com as minhas criações na joalheria, meu objetivo de trabalhar na área da indústria cinematográfica, com design de figurinos, também me levou a criar várias conexões fora do Brasil. Hoje em dia, meu público é principalmente do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Itália, nessa ordem.”
Para montar sua vitrine digital, Laura utiliza o Instagram para vender e manter um portfólio online. Por lá, ela mostra a rotina de produção das peças, novidades, bastidores e muita arte!
“Eu comecei a vender minhas joias diretamente pelo Instagram, através de encomendas, usando-o tanto como loja quanto como um portfólio online. Percebi que seria a forma mais prática de alcançar o meu público-alvo”, explica. Ela ainda conta que faz toda a produção de conteúdo sozinha e, para dar aquele up na estética, sempre recorre a aplicativos de edição, como PicsArt.
“Eu faço a produção de conteúdo totalmente sozinha. Tento compartilhar um pouco da minha rotina de produção, filmar os processos e realizar enquetes para entender melhor o que as pessoas querem mais ver. Quanto às fotos, eu também faço tudo sozinha: styling, cenografia, fotografia e edição! Inclusive, indico muito o app PicsArt para quem precisar editar. É a minha principal ferramenta.” Ótima dica, hein?
Por ainda ter um pequeno negócio, Laura considera um desafio lidar com as atualizações do algoritmo do Instagram. Até porque, como sempre falamos por aqui, o algoritmo muda constantemente, o que pode desfavorecer boa parte dos usuários. Como principal dificuldade, ela relata a rotina corrida em relação às diversas funções que ocupa: empreendedora, estudante e criadora de conteúdo.
“Quando tu tens um pequeno negócio, tu já trabalhas, no meu caso, com o processo de design, modelagem, fabricação, marketing, gerenciamento dos serviços terceirizados, atendimento ao cliente etc. E tem que trabalhar para manter um Instagram com uma comunidade ativa, conteúdo novo todos os dias. O triste é que o algoritmo entrega o conteúdo para uma pequena porção das pessoas que já te seguem. Para alguém que tem uma loja, é como montar uma vitrine e colocar um tapume na frente. Seria incrível se a plataforma mudasse a sua visão sobre como deve se dar a distribuição de conteúdo.”
Para ter sucesso na entrega do conteúdo, ela nos dá uma dica certeira: constância! E aqui vale ressaltar que a constância vale tanto para novas contas quanto para quem já está no Instagram, tá?
“Consistência é essencial. Manter um fluxo semanal e até mesmo diário de posts e interagir com o teu público-alvo são necessários para a manutenção do negócio. É importante trabalhar com todas as ferramentas disponibilizadas pela plataforma, como stories, publicações, reels – que está bemmm em alta agora -, IGTV”, comenta.
E que tal uma dica extra? A Laura também ressaltou a importância de humanizar as pessoas que estão nos bastidores de um negócio.
“Outro aspecto importante é a humanização do conteúdo e da marca. Criar uma conexão com os seguidores, permitir que eles conheçam quem está por trás daquele conteúdo, é essencial”, finaliza.