Já não é novidade a importância das redes sociais para os profissionais da área da saúde, como meio de comunicação e compartilhamento de novas ideias entre médic@s e pacientes. O relacionamento de confiança que é criado com essa proximidade e troca nas redes sociais através de muito conteúdo, novidades e informações relevantes quase que diárias, se torna cada vez mais necessário nesse mundo digital.
Pensando nisso, nosso bate-papo de hoje é com a médica dermatologista, Gabriela Maldonado, que mesmo sendo um pouco resistente às redes sociais no início, hoje entende e sente no dia a dia a importância desse investimento. Confere o que ela nos contou!
“No início meu perfil do Instagram era exclusivamente pessoal, fechado e eu raramente postava sobre o trabalho. Tinha plena convicção de que meus pacientes chegavam por indicação. Com o passar do tempo comecei a me dar conta de que o “novo boca-a-boca” passa pelas redes sociais. Tornei o perfil aberto e percebi que mesmo indicados por amigos ou familiares os pacientes novos entravam no perfil para ter uma idéia de como eu era o que postava. Ao mesmo tempo alguns pacientes mais antigos também começaram a comentar nas consultas da necessidade de eu postar o que faço na clínica. Uma paciente até comentou “não basta você ser boa no que faz, os outros precisam saber”.”
A partir disso, começamos o nosso trabalho com a Gabi e, além de dar aquele toque mais profissional para o perfil, nos dedicamos a produzir conteúdo focado nas dúvidas mais comuns dos próprios pacientes e também nas áreas da Dermatologia em que ela tem mais expertise. Perguntamos qual foi a melhor coisa que ela sentiu ao estar mais presente nas redes sociais.
“O maior benefício que percebo de estar nas mídias sociais é a interação e conseguir realmente abordar assuntos mais relacionados com as áreas da dermatologia a que mais me dedico. Assim, as pessoas que vêm ao consultório já sabem um pouco sobre o meu trabalho e isso gera uma aproximação e empatia maiores.”
Também pedimos uma dica para quem quer abrir caminho nas redes sociais mas ainda tem um pouquinho de resistência.
“Acho que a principal dica é não se julgar muito. Se sente timidez, iniciar com vídeos mais curtos e começar pelos stories e aos poucos ir se sentindo mais segurança para vídeos mais longos. Acredito que não é necessário seguir um padrão de postagem determinado ou “de sucesso”, e sim ter atitudes que combinem com a personalidade e estilo de vida.”
Sempre falamos sobre empatia, autenticidade e autoridade nas redes sociais. A Gabi concluiu nosso bate-papo com essa baita lição: “Quanto mais verdade se passa, mais as pessoas se identificam, sendo impossível agradar a todos!”
Deixar a timidez de lado, não se preocupar com julgamentos e seguir a tua verdade é o que define a trajetória da Gabi nas redes sociais! É o reconhecimento e a proximidade com os pacientes que motivam a continuar se dedicando cada vez mais.
Te inspira nas palavras da Gabi e te joga no mundo das redes sociais! Os resultados são incríveis e só vão fortalecer teu trabalho. Bora trabalhar?! <3