Como jornalista, Giovanna Parise sempre amou comunicação e escrita, e, buscando aprimorar essas características, reuniu seus outros amores por treino e comida em uma página no Instagram cheia de dicas e motivação!
Ao pensar em criar um blog, Giovanna teve a ideia de falar sobre o equilíbrio entre vida saudável, treinos e comida. No entanto, ao refletir que a plataforma de blogs já não estava mais em alta, optou pelo Instagram, já que poderia alcançar mais pessoas com suas dicas, e nos contou o porquê da escolha:
“O Instagram oferece muitas maneiras de comunicação, como foto, vídeo, texto em diversos tamanhos e formatos, além de atingir mais pessoas com a minha mensagem.”
Escolhida a plataforma, Giovanna diz que organização e planejamento são fundamentais para conseguir conciliar a vida de comunicadora com a vida saudável. E, assim, aliado ao seu amor por comunicar, comer e treinar, foi possível criar conteúdos e compartilhar mais sobre sua rotina saudável e equilibrada. E justamente pensando nesse equilíbrio que Giovanna deu o nome de “Como, logo treino” para a sua página.
“Para mim, esse equilíbrio já era tão natural que fiquei pensando em frases que trouxessem essa ideia de “naturalidade”. Lembrei da frase de Descartes “Penso, logo existo”. Tão natural quanto pensar para o ser humano, é treinar e manter essa rotina equilibrada para mim. Por isso, transformei em “Como, logo treino”.”
Além do nome criativo dado pela comunicadora, o Instagram dela possui conteúdos que se diferenciam dos demais: Gi traz histórias de pessoas reais que estão por trás de empreendimentos gastronômicos, por meio de parcerias. E, além disso, compartilha suas vivências além dos treinos, como sua relação com o feminismo, com o jornalismo e questões políticas, que de acordo com Gi, a abordagem do assunto é essencial. Mas além desses fatores, Parise comenta sobre a quantidade de perfis semelhantes, que pregam uma alimentação restrita:
“Eu sentia falta de um Instagram que mostrasse uma alimentação real, com massa, lasanha, pizza, hambúrguer, frutas, ovo, salada, brownie, chocolate, sobremesas saudáveis, enfim, equilibrada! Os perfis que eu conhecia de exercícios físicos só falavam sobre uma alimentação bem mais restrita, como se não desse para treinar e comer de forma intuitiva e curtir um almoço em família com sobremesa de vó.”
E o conteúdo escolhido por ela para o seu Instagram não foi por acaso, pois sofreu diversos preconceitos que a fizeram mudar sua relação com a comida:
“Quando eu era criança, quase desenvolvi anorexia porque sofria gordofobia na escola, consegui reverter com tratamento psiquiátrico e com terapia. A partir daí, eu passei a me alimentar de maneira mais saudável e foi um processo desde uma alimentação bem restrita até a atual, em que eu como de tudo, mas minha base alimentar é saudável, porque é um estilo de vida.
Ademais, Gi também passou por alguns perrengues que a fizeram entender que a vida de influenciadora não é só luxo, além de ressaltar o fato de que todas as pessoas tem um começo, e que ele não será perfeito.
“Lembro de um perrengue específico, no dia dos pais do ano passado. Peguei um produto para fazer a divulgação, e levei no porta-malas do carro até a chácara, onde eu faria as fotos. Quando cheguei lá… era uma vez um brigadeiro. Os brigadeiros da caixa tinham grudado na tampa, estavam todos revirados. Por sorte, a parceira entendeu e mandou outra vez o produto no dia seguinte.
“Além desse perrengue mais específico, no início, eu não tinha nenhum material apropriado para as fotos. Meu celular não tinha uma qualidade boa de fotos, eu não tinha luz nem louças adequadas, mas em nenhum momento isso me impediu de fazer os conteúdos – e essa é uma dica importante: não espere ficar perfeito.”
Devido aos perrengues que Giovanna já passou, toda sua história e diferenciais dentro do nicho, além do seu talento para treinar, é notável seu ótimo desempenho nas redes! Por isso, pedimos uma dica para quem deseja começar nesse ramo:
“Não tem segredo, acredito que seja igual na maioria das profissões e áreas. É preciso ter determinação, constância e conteúdos de qualidade – que é uma consequência dos dois primeiros. Haverá dias em que vamos arrasar em algum conteúdo e vai dar muito certo, outros em que iremos nos dedicar demais e o resultado não vai ser o esperado. Não teremos tempo para fazer tudo o que queremos… mas precisamos ser flexíveis e focadas, para nos adaptarmos e continuarmos seguindo o objetivo, que é fazer o perfil dar certo e tocar mais pessoas!”