Optar pela sustentabilidade pode ser bem desafiador. Sabemos que, definitivamente, não é o caminho mais fácil. Porém, é um caminho muito necessário e aqueles que lutam por um planeta mais sustentável são merecedores de muita admiração.
É o caso da Thays, uma defensora ferrenha do meio ambiente, uma ativista ambiental e animal, como ela mesma se define. Tiramos o chapéu para a Thays só de ver o seu currículo: mestre e bacharel em Administração de empresas com linha de formação em Marketing, doutoranda em Administração de Empresas PUCRS, idealizadora e fundadora da Descarta Fácil, embaixadora e consultora do Instituto Lixo Zero Brasil, voluntária da Sociedade Vegetariana Brasileira… Ufa! E isso é só uma parte!
O seu Instagram é recheado desse conhecimento acumulado com muito trabalho e estudo.
Se você quer se tornar mais sustentável, recomendamos seguir a Thays.
Com muita informação e conteúdo de qualidade compartilhado nas redes, ela diz que brinca de ser influenciadora (brincadeira de gente grande, isso sim!)
Sobre o seu trabalho nas redes sociais ela nos conta que “é uma forma de eu treinar e expor minhas ideias de maneira estruturada. Me dedico muito na produção de conteúdo com qualidade e referências dos artigos científicos que eu leio, penso muito nessa distância da academia com as empresas e o que eu quero é traduzir uma mensagem científica para as pessoas e para as empresas.” Uma nobre e difícil missão.
A sua dica, como entusiasta das redes, é “estudar muito! Conteúdos com embasamento com fontes, tirar boas fotos e explicar o mesmo conteúdo de várias maneiras. Pensar e estudar um pouco sobre cada rede social, como explorar todas as ferramentas, se posicionar e entender o seu mercado, humanizar o conteúdo e ser você mesma, e o principal é não desistir.”
Ela nos contou um pouco sobre o caminho que a trouxe até aqui.
“Eu tinha um perfil bem focado no meu tema de pesquisa que é compreender o processo de consumo de alimentos sustentáveis (alimentação orgânica). Depois que mudei um pouco minha carreira no meio de 2020, estava com intenções de seguir na academia, professora, trabalhando em projetos de pesquisa e resolvi utilizar as Redes Sociais, tanto LinkedIn como o Instagram e TikTok para falar sobre Marketing Verde. Acabei estudando e fazendo cursos específicos de Marketing Digital e resolvi tornar o meu perfil mais profissional e me dedicar na produção de conteúdo sobre um assunto que estudo e vivo que é Sustentabilidade, no caso trabalho muito com o Conceito de Marketing Verde. Avaliei também que existem poucas pessoas falando sobre o tema e da dificuldade das empresas em aplicar estratégias mais sustentáveis.”
Isso tudo surgiu de uma força interna que a impulsiona, o ativismo ambiental.
“Eu acho que é meu papel como uma cidadã ativa, que faz parte da sociedade e que quer viver em harmonia com o Meio Ambiente e fico incomodada com as injustiças e com a questão da Desigualdade Social, acredito que seria obrigatório que todos tenham as mínimas condições de trabalho aqui pensando no exemplo dos Catadores que são protagonistas na parte da Sustentabilidade na nossa cidade.”
Para quem sente esse chamado da sustentabilidade, mas não sabe por onde começar, a Thays recomenda leveza.
“Acho que tem que ser leve e divertido! Pensar que ninguém é perfeito. Aqui no Lixo Zero de Porto Alegre inclui a # #LixoZeroImperfeito, para as pessoas verem que ninguém é Lixo Zero, é apenas um conceito a seguir. Reduzir, reciclar e repensar no seu consumo. Um simples comportamento de separar o seu resíduo já ajuda muito o trabalho dos catadores. Fazer trocas: não comprar água e sim levar uma garrafa… Pensar sobre o que consumimos, os motivos do consumo. Refletir sobre o nosso papel na sociedade onde estamos inseridos. Nos questionar sobre as marcas, ser mais crítico.”
E se você acha que está sozinha nessa luta pela sustentabilidade, a Thays nos conta que está vendo uma mudança positiva nos padrões de comportamento de consumo da população.
“Existem muitos estudos atuais que demonstram essa evolução dos consumidores por empresas de “propósito”, saber de onde vem o produto, compreender sobre o ciclo de vida e o que fazer com o resíduo produzido com esse produto. Muitos cobram das empresas Responsabilidade pela Logística Reversa do produto que a empresa produz.”
A sustentabilidade pode ser um assunto pesado, mas a Thays nos dá essa dose de esperança ao compartilhar com a gente essa sua perspectiva.
Terminamos com uma dica da Fluir: a Thays tem muito mais a dizer, aqui só demos umas pinceladas da nossa conversa, então, se você ficou interessada no que ela tem a dizer, segue ela lá no insta.