Ter um negócio próprio é o sonho de muita gente, mas nem sempre dar aquele primeiro passo é tão fácil quanto parece. E não, não existe uma fórmula mágica que resolva todos os teus problemas e torne esse início mais simples do que ele é.
Muitas vezes a euforia de colocar em prática uma nova ideia toma o lugar de algo que, se bem pensado e estruturado, poderia ser mais descomplicado. Várias pessoas nos questionam como a gente chegou até aqui, por isso preparamos 5 dicas essenciais pra tu começar a fazer do teu sonho a tua nova realidade.
Propósito
Muitos falam sobre ele, mas poucos realmente colocam em prática essa ideia. Resumindo, o propósito é sobre a estrada que a gente escolhe seguir e como vai ser o nosso trajeto sobre ela. Não é sobre a velocidade do teu percurso ou sobre a tua chegada, é sobre tudo aquilo que tu precisou fazer ou abrir mão pra chegar no teu destino.
Um trabalho com propósito é o que faz o sentido pra ti e o que tu quer deixar de legado pro mundo.
Determinação
Sabe aquele papo de que gente pra te colocar pra baixo têm de sobra e pra te apoiar tu não enche uma mão? Então, ela infelizmente é real. E é por isso que a tua vontade e os teus sonhos devem ser maior que tudo. Tu acredita no teu propósito e na diferença que tu pode fazer na vida das pessoas? SIM?! Então te agarra nisso e corre pro mundo.
Ninguém vai poder te dizer que aquilo que tu tá disposto a fazer é errado se eles não vivem a tua verdade.
Foco
Quero empreender, quero ser independente, quero fazer a diferença mas não sei o que fazer. Tá, beleza! Isso é normal. Mas agora me diz, o que tu pode fazer que as outras pessoas não podem? O que o produto ou serviço que tu criou tem que os outros não tem?
Respondeu? Então foca nisso. Limita teu nicho. Entende a necessidade do teu público e resolve ela.
Pode ser que no futuro tu ache que pode entregar mais ou atender outras necessidades. Mas o importante é ter foco, é encontrar teu alvo e batalhar pra atingir ele. Se atirar pra todos os lados a chance de acertar em algo ruim e que deixe teu negócio escorrer pelo ralo é muito maior.
Autenticidade
Lembra quando a gente perguntou sobre o que tu faz que as outras pessoas não fazem? É aí que entra a tua autenticidade, a tua personalidade.
Tá todo mundo cansado daquele papinho de trago seu amor em 10 dias ou disque 0800 para ter a palavra-chave para seu sucesso. Mostra que tu é diferente e que tu tá atento ao que teu público precisa.
Conteúdo
Se tu olhar nosso feed no Instagram tu vai ler mil vezes o porquê de criar um conteúdo bacana, diferente e que chame a atenção do teu público ser tão importante. Mas a gente vai resumir em uma frase: “saco vazio não pára em pé”. Aposto que tu já ouviu a tua vó falando isso, né?
E é a pura verdade. Pensa com a gente, adianta tu inventar mil coisas, metralhar teu público de ideias e histórias sem pé nem cabeça e insistir que aquilo que não faz sentido é realmente necessário? Não, né?
Volta lá no teu propósito, naquilo que tu quer deixar de legado pro mundo. A partir disso, mostra a tua verdade. Mostra que o teu negócio não é mais um sonho qualquer. Mostra que tudo aquilo que tu diz tem valor e que, se por acaso tu resolver sumir por uns dias, as pessoas vão sentir muito a tua falta.
Falando assim parece fácil? Sim, parece. E acredita, a gente não chegou a todas essas conclusões de um dia pro outro, muito menos percebeu que o começo de tudo era baseado nisso. A gente passou por um monte de perrengue (uns chiques também, vai) e é por conta deles que hoje conseguimos te dar essas dicas.
Quer ajuda pra dar esse passo inicial? Conta com a gente. <3