De uns tempos pra cá, no cenário pré-pandemia, a ideia de que o ambiente de trabalho deve ser um lugar motivador e confortável para todos os colaboradores conquistou seu espaço. Junto com ela, surgiu a necessidade da criação de uma cultura organizacional inspiradora dentro das empresas.
A empresa onde tu trabalha passou por isso? E tu sabe o que é, de fato, essa cultura organizacional que tanto se fala por aí?
Além de guiar as ações de todos os colaboradores no dia a dia, ela é fundamental para alcançar os resultados desejados dentro da empresa. Ela determina como um negócio se organiza, como as equipes trabalham e como é seu posicionamento no mercado.
O primeiro passo para elaborar uma cultura organizacional eficiente e que seja sinônimo de motivação interna é estabelecer quais valores definirão o norte das ações da empresa. Os valores são “as regras do jogo” e devem ser refletidos no comportamento, nas relações entre as equipes e no comprometimento da empresa com seus clientes. Num mundo em que passamos a maior parte do dia no “ambiente de trabalho” (não só físico, virtual também entra aqui), é necessário que os valores e a cultura da empresa estejam alinhados com nossos propósitos pessoais.
Tu te sente mais motivado quando sabe que todos que trabalham contigo estão batalhando pelo mesmo objetivo? Fica bem mais fácil de colocar a mão na massa e superar os perrengues do dia a dia, né?
Por meio de uma cultura organizacional bem estruturada, é possível desenvolver uma equipe mais comprometida e, a partir disso, atingir todos os objetivos e metas do negócio com muito mais tranquilidade.
O importante aqui é entender que a cultura e os valores são a essência de qualquer negócio. São eles que definirão o caminho que a empresa deverá traçar para alcançar o sucesso e conquistar um lugar de ouro no mercado.
A empresa onde tu trabalha tem valores e uma cultura definidos e alinhados com a equipe? Tu acredita que isso faz diferença no dia a dia de trabalho mesmo em tempos de home office?
Conta pra gente! 🙂