Não é só de trabalho que a gente vive! Um dos nossos segredos para aumentar a produtividade e entregar resultados de sucesso para os nossos clientes é sempre tirar um tempo da nossa semana para o autocuidado. E para um time girl power como o nosso, nada melhor do que um dia dedicado ao skincare. E não é frescura não! Com o home office, nos expomos muito mais à luz azul dos computadores e celulares, passamos quase o dia inteiro com as radiações emitidas pela luz artificial, aquela rotina regrada de alimentação saudável e exercícios físicos muito vezes fica de lado e isso impacta onde? NA NOSSA PELE!
Sim! Na nossa pele. Olha o que a Gabriela Maldonado, nossa cliente dermato, falou sobre isso.
“A questão toda do home office em relação à pele é basicamente sobre estarmos expostos à luz do computador, à dar uma volta na quadra e esquecer de passar o protetor solar. Com a rotina mais regrada, era algo que as pessoas nunca esqueciam. Também existem outros fatores como a falta de exercícios físicos, alteração na rotina do sono, mais ansiedade que leva à comer mais e ao aumento de acne,… Tem várias coisas que estão envolvidas nessa questão de home office.”
A Jéssi, nossa coordenadora da equipe, tinha a pele oleosa e hoje já tá mais pra mista e segue uma rotina regrada de cuidados com a pele. Não abre mão de um cuidado especial para a área dos olhos e do hidratante.
“A pele envolta dos olhos é a mais delicada que a gente e precisa de um cuidado especial. Ela é mais sensível, mais sujeita à alergias… Não é qualquer creme que podemos utilizar! A maioria dos cremes de rosto, com exceção aos ácidos, já são testados na área dos olhos. Então podemos utilizá-los, sim. Só precisamos cuidar caos haja alguma irritação ou sensibilidade, aí é melhor suspender. As máscaras específicas para a área dos olhos, com hidrogel ou até de pepino são grandes aliadas para refrescar e relaxar.
Em relação às olheiras, os cremes vão ajudar muito pouco. Em geral, precisamos de procedimentos. A função principal dos cremes é manter a região hidratada!”
A Brenda, nossa comercial, também é do time da pele mista e segue uma rotina minimalista de skincare, mas não abre mão de lavar o rosto com um sabonete específico para o tipo de pele e do filtro com cor todos os dias. Outro item que não fica de fora da lista é o protetor labial. E para evitar as temidas espinhas, também inclui um produto específico (Azelan) na rotina noturna.
“É interessante que os sabonetes para o rosto sejam específicos para o tipo de pele, pois dessa forma, eles atuam em conjunto com os outros tópicos. Se a pele é mais oleosa, ele possui ativos mais adstrigentes para controle da oleosidade. Os sabonetes para pele com rosácea são em geral sabonetes que não tem sabão de verdade para não fazer a quebra da barreira natural da pele e aumentar a sensibilidade. A pele seca precisa pouco ou nenhum sabão. Algumas fazem a higiene somente com água micelar. Em geral a limpeza não faz o tratamento em si, mas sim, contribui para o todo o conjunto.”
Já no time das peles oleosas, a Fabi, nossa redatora e criadora de conteúdo, não deixa de lavar o rosto com um sabonete adequado para o tipo de pele e usar um hidratante mais levinho. Mesmo tendo a pele oleosa, ela opta por aqueles sabonetes que não ressecam e não deixam a pele repuxada. A Fabi também tem na rotina o uso de uma loção com ácido glicólico duas vezes na semana e não deixa de hidratar os lábios.
“Toda pele precisa ser hidratada! Se a pele é seca, ela precisa de algo mais consistente e hidratante como um creme ou uma loção cremosa. Se a pele é mais oleosa, ela precisa de algo mais leve como gel ou sérum. São as mesmas substâncias hidratantes em diferentes veículos. E é isso que faz com que a nossa pele tolere e ache bom ou não um determinado hidratante.”
A Jé (sim, duas Jéssica’s), nossa planejamento, também tem a pele oleosa e tenta seguir uma rotina bem regrada de skincare. Não abre mão de lavar o rosto duas vezes ao dia, com produtos específicos para o tipo de pele, do sérum com vitamina C e filtro solar pela manhã e dos hidratantes com ácido hialurônico a noite. Outro item super importante é a esfoliação física uma vez na semana.
“Por que a Vitamina C é tão importante e normalmente é o primeiro rejuvenescedor que colocamos numa rotina de skincare? Porque ela faz a prevenção da quebra de colágeno que ocorre por oxidação e ela é um antioxidante! Ela entra durante o dia porque é quando temos mais reações oxidativas na nossa pele, seja por exposição ao sol, poluição ou até mesmo por algum alimento que ingerimos.
Sobre a esfoliação: é um tema polêmico na dermatologia! Tem dermatos que acreditam que ela quebra a barreira cutânea e de fato, não é toda a pele que aguenta. Mas em geral, uma vez por semana ou a cada 15 dias pode ser bem tolerada. É importante considerar que, se for fazer esfoliação física ou química, tem que organizar na rotina e cuidar para não sobrepor e agredir a pele.”
A unanimidade da nossa equipe é reservar um dia da semana para fazer uma máscara, seja para controlar a oleosidade, amenizar as linhas de expressão ou até mesmo dar uma super hidratada.
“As máscaras faciais super bombaram na quarentena! A máscara é um complemento. O que faz a tua pele ficar boa e controlar o que tem que controlar é a rotina diária. O uso do filtro diário, do sabonete certo diário, o antioxidante diário, o hidratante diário.”
E como todo mundo merece um luxo de vez em quando, olha só o que cada uma de nós faz pra dar aquele up na autoestima:
E a dermato? Como cuida da pele?
“A minha rotina de skincare é aquela longa, cheio de passos. De luxinho eu uso uma máscara a cada 15 dias e aqueles pads para aplicar na área dos olhos… Não uso jade roller nem gua sha mas faço massagem com as mãos mesmo. A dica pra massagem tá lá no IGTV da @vamosfluir!”