Quem pensa que compartilhar memes nas redes sociais é só zoeira e falta de conteúdo, se enganou feio. Quando bem usados, com planejamento e parcimônia, os memes podem ser uma parte essencial da tua estratégia de marketing digital e te ajudar a conquistar e engajar o teu público. Mas antes de entender o poder que os memes podem ter para a sua marca, vamos aprender como o termo surgiu?
A palavra foi inventada em 1976, pelo geneticista e escritor Richard Dawkins, que queria um termo para expressar “uma unidade de informação cultural”. Segundo o autor do livro “O Gene Egoísta”, um meme é uma ideia ou informação que se propaga e se multiplica entre as pessoas, similar ao que acontece com os genes na genética. Ou seja, sim! Os memes já existiam antes da Internet… aposto que tu não sabia disso!
Apesar de ser usada desde a década de 70, a palavra se popularizou nos anos 1990, quando foram criados os primeiros blogs que permitiam o compartilhamento de links e conteúdos com outros usuários. E não precisamos nem falar que, com o passar do tempo, os memes se popularizaram ainda mais e se tornaram parte do nosso cotidiano, né? Segundo estudo realizado pela Globosat em parceria com a Consumoteca, em 2019, 85% dos brasileiros costumam curtir memes na internet. De acordo com o estudo, quanto mais jovem a pessoa, maior sua interação com o meme. O percentual de engajamento da faixa etária de 16 a 29 anos é de 95%.
Tá, eu adoro memes para compartilhar com os meus amigos, mas por que eu vou usar eles na minha estratégia de marketing digital?
A resposta é simples! Os memes têm 3 principais objetivos/motivos: vontade de pertencer, vontade de entender e vontade de expressar. Fazendo o uso desse tipo de conteúdo, de uma maneira equilibrada, coerente e que faça sentido com a linguagem e identidade visual da tua marca, tu gera uma sensação de compreensão, mostrando para o teu público que tu entende ele e, assim, gerando identificação. Além de tudo, também pode dar aquela descontraída que todo mundo precisa depois de um dia longo de trabalho.
E tu sabia que tu pode aumentar muuuuito o engajamento do teu perfil com eles? Tu pode ter certeza que teus seguidores vão compartilhar e enviar para os amigos caso se identifiquem com o meme que tu postou. Mas, para isso, é claro, reforçamos mais uma vez a importância do contexto. Tem que pesquisar muito bem antes de compartilhar um meme, vá que a história por trás dele não tenha nada a ver com a mensagem que a tua marca quer passar?
Lembra quando falamos por aqui sobre como é importante fazer um planejamento super completo dos teus conteúdos pras redes sociais? Então dá uma revisada no teu e naquela parte de posts compartilháveis! Talvez aí caiba colocar um meme pra descontrair. Pesquisa referências e fica sempre atento ao que tá acontecendo no mundo porque mais da metade da eficácia desse tipo de conteúdo é o famoso timing.
Quer uma fonte inesgotável de memes? Fica ligado no que tá rolando lá no Twitter que sempre tem novidade fresquinha pra ti. 🙂