Em tempos de excesso de informação quem tem autenticidade é rei.
Estar presente e produzir conteúdo diariamente para as redes sociais é fácil. Também é fácil dizer que teu nicho tá saturado e que não tá rendendo quando teus números não são tão bons. Mas esse conteúdo que tu produz gera valor pro teu público? Tu tá te esforçando pra não entregar mais do mesmo?
É aí que entra a famosa autenticidade. A ideia principal de ser autêntico é a produção própria, onde rola um esforço pra deixar a tua marca e teu diferencial em evidência pra que as pessoas não vejam mais do mesmo. O assunto ou o produto podem ser, mas a maneira com que tu vai expor isso é bem diferente.
A Mari, a @gurianatureba, é exemplo de autenticidade nas redes sociais. Além de compartilhar a rotina saudável, ela esbanja carisma e faz de tudo, pra além de um conteúdo mega de valor, estar sempre próxima do público.
Olha só o que ela nos contou sobre autenticidade!
“Precisamos ser autênticos não só nas redes sociais, mas na vida! A grama do outro é mais verde que a minha, então vou fazer tudo que ele faz. Pra que? Por que? Acho que temos que buscar pessoas que nos inspiram a sermos melhores, mas o tempero dessa receita tem que ser próprio, tem que ter a nossa cara! Se não for, cansa, entende? Definitivamente a cópia não encanta as pessoas! Precisamos ser sinceros com nós mesmos. Queremos fazer isso ou estamos fazendo pois todo mundo faz? A vida é uma só. O tempo é curto pra trabalhar com algo que não é da nossa essência!”
Mostrar autenticidade não é inventar coisas completamente fora da caixa, que não se encaixem no momento atual que estamos vivendo só pra parecer diferente. É sobre trazer novas perspectivas e novas formas de abordar esse assunto, seguindo o que tu acredita e o que tu quer passar pro teu público.
A ideia aqui é ser a “maria que NÃO vai com as outras”. Não é porque todo mundo se jogou de cabeça em algo que tu precisa te jogar também. Olha teu público, analisa, avalia e vê se isso se encaixa pra ele, se ele realmente precisa que tu embarque na mesma onda que todo mundo pra ficar satisfeito. Muitas vezes o famoso pulo do gato é te manter firme na tua estratégia e no teu propósito sem deixar te levar por algo de momento e que dura menos de 24 horas nas redes sociais.
“Não me joguei no TikTok. Achei infantil. Não seria eu fazendo aquilo! Foi tenso, tava todo mundo no TikTok… Não vou conforme a maré se a estratégia não for natural pra mim. Pode demorar, pode não dar certo e eu ter que testar outra estratégia, mas pelo menos estarei sendo verdadeira comigo mesma. E quando a gente trabalha com a verdade, tudo flui!”
E aí, tu sabe o que te diferencia dos teus concorrentes? Bora trabalhar e colocar em prática teu toque especial no teu conteúdo? 🙂