Há muito tempo, a criação de conteúdo deixou de ser um diferencial estratégico das marcas para se tornar essencial em qualquer tipo de comunicação nas redes sociais. Aquela história de ‘vendo meu peixe por menos’ já não cola mais, e todos os públicos estão sedentos por algo que possa agregar valor e fazer parte do dia a dia.
Mas afinal, o que é criar conteúdo?
Criar conteúdo é estreitar laços, criar novas conexões e nutrir um relacionamento de confiança e troca com teu cliente através de assuntos, novidades, dicas ou o que for relevante para trazer algum benefício para quem o recebe. O conteúdo que tu vai criar faz parte da experiência que teu público tem contigo ou com a tua marca.
E wtf é esse conteúdo de valor que todo mundo quer tanto?
O conteúdo de valor é aquele que não só é útil e chama atenção de alguma forma, mas sim aquele que supera todas as expectativas do teu público e faz com que ele esteja cada vez mais alinhado e engajado com teu propósito. Sabe aquele cliente que vai te defender em qualquer circunstância, que vai te indicar para o maior número possível de novas pessoas? Ele vai fazer tudo isso quando tu te tornar essencial na vida dele. E isso vai acontecer quando ele estiver tão encantado com a tua marca, que vai sentir saudades quando tu não aparecer no feed dele.
A Jé, que é nossa planejamento, e a Fabi, que é nossa redatora e criadora de conteúdo, falaram um pouquinho sobre como é planejar e produzir conteúdo pras redes sociais e deram dicas valiosas pra tu gerar valor pro teu público.
Pra ti, o que é criar conteúdo?
Fabi: Para mim, criar conteúdo é traduzir a essência do cliente em todos os posts que escrevo para ele. Ou seja, criar conteúdo é uma experiência diferente para cada cliente.
Eu acredito que o mais importante é entender o público com o qual tu está lidando: quais são as suas dores, angústias, medos, problemas, paixões… como contribuir para a vida dele, seja com dicas práticas para facilitar o dia a dia, com um post que o inspire ou, até mesmo, com algo que o divirta.
Criar conteúdo envolve estudo, planejamento, revisão. Criar conteúdo é se inspirar em diversas referências e, a partir disso, montar algo novo e único, que faça sentido para a tua marca e para quem te acompanha.
Jé: Criar conteúdo é fazer mágica com assuntos que parecem banais mas que na verdade são super valiosos. O importante aqui é como tu vai atingir o teu público e como tu vai mostrar que tu é diferente daquilo tudo que a gente vê por aí.
E se engana quem pensa que criar conteúdo é pegar algo que tu achou legal, dar uma mudadinha aqui, uma ajustadinha ali e só replicar. Inspirações e referências são sempre válidas. Mas é essencial que tu conheça e entenda teu público e coloca teu toque especial, tua autenticidade e autoridade em tudo o que tu fizer. É isso que vai te diferenciar.
Como tu acha que um conteúdo de valor impacta na vida das pessoas?
Fabi: Eu acho que conteúdo de valor é aquele que vira referência para ti. Muito mais do que dar um like, é aquele post que tu quer guardar para ver sempre que precisar e compartilhar com o máximo de pessoas. Por isso, acho que faz total sentido o salvamento e o encaminhamento estarem no topo das métricas de engajamento, hoje em dia.
Jé: As pessoas andam sedentas por coisas que fazem a diferença. Ninguém quer mais do mesmo. O mais do mesmo qualquer um vai lá e faz. O conteúdo de valor impacta diretamente na vida do teu público porque sempre que ele precisar de algo, ele vai te procurar pra saber o que tu pensa e o melhor, ele confia em ti. Quantas vezes tu comprou alguma coisa depois de ter ouvido o que determinada pessoa pensava sobre aquilo? O conteúdo de valor é a menina dos olhos de qualquer marca, influenciador ou profissional que está presente nas redes sociais.
Quais os maiores desafios e recompensas desse processo todo de criação de conteúdo?
Fabi: O maior desafio, sem dúvida, é conseguir pensar em algo que flua bem naqueles dias que a mente não funciona direito, sabe? Se engana quem pensa que pessoas que trabalham com conteúdo são criativas o tempo todo. Criar conteúdo não pode se tornar algo automático, se não ele perde todo o seu valor. Por isso, é uma tarefa muito difícil em dias que estamos para baixo ou naquelas semanas mais corridas. Conteúdo exige tempo, exige que a gente pense muito.
As recompensas são várias e fazem tudo valer a pena: ver o cliente feliz e emocionado, ver o teu conteúdo atingindo um monte de gente, perceber o impacto que ele tem na vida das pessoas e, mais do que tudo, enxergar o impacto que ele tem na tua vida. Sentir orgulho de algo que tu produziu não tem preço.
Jé: Pra mim o maior desafio é, de alguma forma, entrar dentro do universo de cada público e entender o que ele espera de uma marca. A gente trabalha com áreas muito diferentes e precisa ter aquele estalo de fechar a gavetinha do cliente verde pra abrir a do cliente laranja. Criar conteúdo não é fazer o que eu, Jéssica, acho bacana. E é bem longe de ser algo “automático” como muitas pessoas pensam. Exige muito estudo e dedicação pra sempre poder entregar algo novo e que se encaixe no momento que o público tá vivendo. Seria mais fácil aquele ctrl c + ctrl v “mudando” umas palavras pra não ficar igual? Seria. Mas aí não tem valor nenhum.
A maior recompensa é ver teu conteúdo bombando nas redes sociais. Porque da mesma forma que ele tem impacto na vida do cliente, ele tem impacto na nossa quando a gente vê nosso trabalho reconhecido em cada like, em cada salvamento. Já sentiu que de alguma forma aquilo que tu criou tá fazendo parte e melhorou determinado aspecto na vida de uma pessoa que tu nem conhece? É f*da, né?! Conteúdo de valor é sobre mudar a vida das pessoas pra melhor.
E aí, entendeu como essa vida de criador de conteúdo é tão maluca mas ao mesmo tempo tão importante PRA TODO MUNDO?
Bora deixar de fazer mais do mesmo e pensar fora da caixa pra encantar teus clientes? Confere todas as nossas dicas sobre produção de conteúdo lá no @vamosfluir!