Já dá pra imaginar que 2020 vai ser o ano dos influenciadores digitais, né?
Com a previsão de investimento de mais de 15 bilhões de dólares só em 2020, a tendência é que cada vez mais as marcas utilizem as estratégias do marketing de influência para divulgar seus novos produtos e serviços.
Em uma pesquisa realizada pela YouPix* em 2019, com 94 grandes empresas brasileiras, 68% delas consideraram que o marketing de influência era estratégico para o seu negócio e 69% afirmaram que essa nova modalidade de marketing traz resultados que nenhum outro tipo de investimento traz.
Mas como aplicar essa estratégia da melhor forma na sua campanha? A gente te dá as dicas!
– A primeira etapa é definir quais objetivos da sua campanha, assim você terá mais custos do que retorno.
– Lembre que grandes influenciadores tem um alcance maior, mas nem sempre possuem um engajamento mais intimista com seus seguidores. Isso também deve ser considerado na hora de definir seus objetivos. Nessa questão, lembre de avaliar com cuidados os mídia kits e os resultados dos influenciadores.
– Todo mundo sabe que a definição do público é parte principal de qualquer campanha de marketing on ou offline. Por isso, tenha certeza de que o influenciador que você escolher está de acordo com o público que você pretende alcançar.
– Você conhece a sua marca e sabe o que ela quer comunicar. O comportamento do influenciador que você escolheu se adequa aos princípios e valores da sua marca? Pode não parecer relevante, mas com um público cada vez mais exigente é preciso atenção em todos esses detalhes.
– Depois que você definir seu influenciador, lembre de elaborar um calendário editorial e definir metas, datas e prazos para que sua campanha tenha o melhor retorno possível.
– E o mais importante: monitore e avalie os resultados da sua campanha diariamente. Lembre que o meio digital nos dá a brecha para pequenos ajustes em tempo real.
Campanhas de marketing de influência necessitam de planejamento tanto quanto outras estratégias que já estamos acostumados a encontrar no mercado. Então, se sentir necessidade, existem agências que poderão te ajudar em todas essas questões, garantindo o sucesso da sua campanha.
E você, o que acha sobre o mundo dos influenciadores digitais? Será que é uma tendência passageira ou eles vieram para ficar? Conta pra gente!