O “Fluindo Com” desta semana vai servir de inspiração para ti que sonha em crescer no digital ou pretende fazer uma transição de público e mudar as tuas perspectivas.
A relação da Victória, mais conhecida como Vika Ferrari, com as mídias sociais começou lá em 2015, quando criou um perfil no Instagram para compartilhar conteúdos fitness.
Depois de cinco anos na plataforma, Vika decidiu investir em uma paixão de longa data: a maquiagem. Em março de 2020, bem no início da pandemia de Covid-19, ela apostou em um novo lado, a Vika empreendedora, a partir da venda de cursos. Mas as coisas não saíram como o planejado…
Vika, que já era conhecida como influenciadora digital, conta que as pessoas não davam o devido valor ao produto dela. Foi então que ela resolveu mudar a forma como o público a enxergava.
“No início eu até vendi muito bem, porque eu tinha uma conexão muito grande com meu público, porém chega uma hora que tranca, né? Nessa hora, eu comecei a perceber que muita gente estava me pedindo desconto, muita gente não confiava no meu serviço. Aí minha terapeuta disse que eu tinha que cuidar mais da minha imagem, principalmente por falar de maquiagem. Eu era meio cética em relação a isso, mas falei: “já que está dando tudo errado, vamos fazer diferente.”. Aí eu realmente comecei a cuidar mais da minha imagem e estudar maquiagem, marca pessoal, posicionamento, branding e começou a dar muito resultado”, revela.
Vika explica que a transformação ajudou a consolidar a confiança do público. Com isso, ela aumentou o faturamento e focou em repassar as lições que deram resultado para as seguidoras.
“Na época que eu não conseguia vender, eu tinha um curso de R$ 97,00. Hoje, a minha consultoria custa R$ 600,00 e minha agenda de novembro e dezembro está cheia. O que mudou foi o meu posicionamento, a minha imagem, a minha apresentação, a minha postura. Tudo isso fez com que eu pudesse elevar o meu valor, o meu serviço e as pessoas se sentissem mais seguras. Foi assim que eu decidi trabalhar mais com posicionamento”, lembra. Hoje, Vika também é dona da própria marca de acessórios de maquiagem, a Linha VF (@linhavictoriaferrari).
Com 70,4 mil seguidores no Instagram, Vika quer empoderar mulheres. Através da venda de cursos, ela pretende ensinar o público feminino a fechar negócios mais atrativos. “Eu estou aqui justamente para poder ajudar mulheres a se posicionarem de forma mais assertiva no mercado, para que elas consigam ser vistas como referência. Eu quero ensinar mulheres a darem as cartas do próprio jogo e saberem jogar de acordo com a própria estratégia”, define.
Quem acompanha Vika no Instagram sabe que ela está sempre ligada no que é tendência. Por lá, volta e meia tem algum post inspirado em uma série do momento ou em um assunto que está bombando nas redes sociais. Para aproveitar o timing, ela conta que costuma ficar de olho em páginas de diferentes nichos. Exemplos disso são os posts inspirados na série sul-coreana Round 6 e na mudança de visual da cantora Luisa Sonza.
“Aproveitar o timing das coisas é muito sobre seguir perfis que não são do nosso nicho. Eu vi, por exemplo, muita gente fazendo post do Round 6. Eu pensei: “caraca, vou adaptar para o meu também.”. O da Luisa Sonza, como foi algo que me impactou e muita gente estava falando sobre, eu também fiz uma análise, porque é um assunto que está muito em alta”, explica. Para Vika, um jeito de ter inspirações é acompanhando páginas de fofocas, séries e notícias. Ela ainda acrescenta que “é muito sobre a gente ter um olhar treinado e quando assistir séries ou consumir conteúdo, ter a mente aberta para isso, deixar a criatividade fluir”.
Em relação à criação de conteúdo, ela afirma que costuma fazer um planejamento semanal, que varia de acordo com lançamentos e campanhas.
“Eu tento sentar uma vez por semana e escrever três posts. Eu faço um planejamento. Agora a gente está em época de lançamento, então eu planejei durante um mês. Eu sabia tudo o que eu ia postar, desde reels até carrossel, live, tudo! Tem toda uma linha editorial especial que tem que ser mais para meio e fundo de funil. Mas, fora isso, quando a gente está fora da época de lançamento, eu tento não me apegar muito a isso, porque eu fico um pouco ansiosa demais. Às vezes eu sento, crio dois ou três posts, mando a arte para a minha designer. Os do meio eu vou criando, porque o meu feed é xadrezinho”, comenta.
Já sobre os formatos de conteúdos que mais gosta de explorar, Vika explica que há variações.
“O formato que mais funciona para mim é o carrossel. A galera gosta bastante, principalmente quando eu faço bem destrinchado. E também stories. Eu dedico mais tempo para stories do que para o feed. Para mim, os stories são bem mais importantes, porque é onde eu consigo criar conexão com o meu público. A gente vende muito mais pelos stories, então eu me importo muito mais com a métrica e o engajamento dos stories.”
Como já é tradição aqui na Fluir, pedimos para nossa convidada da semana compartilhar dicas de constância e empreendedorismo digital.
Sobre a constância, Vika disse que o segredo é planejamento. “Eu acho que a melhor palavra que eu poderia dar é planejamento. Eu nunca deixo para escolher o tema [do post] no dia. Isso não funciona para mim, porque eu fico desesperada”, conta. Ela complementa, afirmando que “a constância é sobre ter bons pilares da tua linha editorial e separar com quais pilares tu quer conversar com o teu público.”
Já para quem deseja empreender nas redes sociais, a influenciadora aconselha a não ligar para as críticas. “Tenha calma, não se compare e saiba que o teu tempo é diferente do tempo das pessoas. A auto comparação me motiva muito mais. Ter clareza dos nossos objetivos, de onde a gente quer chegar, abaixar a cabeça e fazer diferente do que todo mundo faz para não ser igual a todo mundo”.
Arrasou nas dicas, Vika!