Cultura, política e atualidades andam juntas, e prova disso é o Acabou em Pizza (@acabouempizza)!
A ideia de ter um blog que unisse notícias e entretenimento surgiu quando a Caroline Oliveira (@caroline.oliv_) e o Daniel Giussani (@danigiussani) estavam cursando jornalismo. Naquela época, a única pretensão deles era ter um espaço para praticar o que aprendiam na faculdade.
“Nós começamos o projeto ainda no início da faculdade, em 2018. Queríamos colocar em prática o que estávamos aprendendo no curso, e o Acabou em Pizza surgiu como uma forma de fazermos isso”, lembra Carol.
“O Acabou em Pizza nasceu com a ideia de falar sobre política e cultura de um jeito didático e leve. Nos conteúdos culturais, nosso foco, por muito tempo, foi em filmes. E o público curtia bastante as críticas, principalmente de filmes premiados. Agora, também estamos cobrindo shows, o que tem gerado uma ótima repercussão e interação nas redes sociais”, conta. “Nosso público também gosta das informações locais, como a agenda cultural de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Na parte política, nosso foco segue sendo explicar os processos e funcionamentos das instituições políticas brasileiras.”
Hoje, quatro anos depois do primeiro post, eles têm uma comunidade engajada e que entende que a cultura é um pilar de transformação social, o que só motiva a vontade de continuar produzindo!
A Carol disse que, enquanto veículo de cultura, o Acabou em Pizza se dedica a reforçar o papel do jornalismo cultural nas decisões políticas e sociais, para que mais pessoas tenham acesso à informação.
“A cultura é fundamental para a vida. Infelizmente, muitas pessoas a veem como algo supérfluo, mas falar e consumir cultura é essencial para que possamos nos tornar pessoas mais críticas e mais humanas. E nosso papel, enquanto veículo de cultura, é incentivar esse consumo e levar, de alguma forma, manifestações culturais para aqueles que não têm acesso direto”, explica.
E para construir essa comunidade apaixonada por cultura e política, é claro que eles contam com aquela ajudinha das redes sociais, né?
A gente perguntou para o Acabou em Pizza como o Instagram aproxima o público deles e interfere na entrega do conteúdo. Dá uma olhada na resposta da Carol:
“O Instagram funciona como uma vitrine para o nosso trabalho. Ali, colocamos nossa produção para que o público possa acompanhar as novidades e, a partir disso, gerar trocas e conversas. A possibilidade de conversar ou se conectar com diversas pessoas ao mesmo tempo e mostrar nosso trabalho através das mídias é o que nos levou para o Insta”, comenta.
A Carol ainda comentou sobre as últimas mudanças de formato feitas pela plataforma e como elas mexeram com as preferências de quem acompanha o trabalho dos criadores.
“Acho que a visão da plataforma de forçar os produtores de conteúdo a produzirem no formato que eles querem é algo defasado e contraditório com o que o público quer, como a valorização de vídeos ao invés de fotos”, reforça.
A gente adorou a conversa, pessoal! Vida longa ao Acabou em Pizza!