A forma como tu te posiciona nas redes sociais tem influência direta sobre o teu relacionamento com o teu público.
Mas tu sabe como construir um posicionamento certeiro pra tua marca? A nossa diretora de planejamento @jegarate trouxe 4 dicas super práticas no post de hoje!
1 Qual o teu propósito?
Tu já parou pra pensar qual a razão de existir da tua marca? E qual sentimento tu quer deixar na vida do teu público?
Aqui não falamos só sobre o que ela faz ou o produto que oferece, mas sim como ela impacta e faz a diferença na vida de quem a consome. Aquilo que, se a tua marca deixasse de existir, nenhuma outra poderia suprir.
2 Quem é teu público?
Falar sobre a importância de conhecer teu público parece um assunto batido, né? Mas se tu não conhecer quem ele é, o que ele espera da tua marca e como tu pode suprir as dores e as necessidades dele, tu não vai conseguir te posicionar de forma efetiva nas redes sociais (nem na vida dele).
Aqui é importante lembrar que as intenções de quem compra de ti podem mudar a qualquer momento, pois somos impactados diariamente por um turbilhão de mudanças de rotina e de comportamento. Esteja SEMPRE atenta ao que está acontecendo pra que ele não busque no teu concorrente o que falta em ti naquele momento.
3 Como tu quer ser lembrado por ele?
A partir do momento em que tu sabe quem é teu público, tu precisa projetar um futuro a curto e a longo prazo pra definir como tu quer que a tua marca seja lembrada por ele.
A curto prazo pode ser solucionar uma nova dor ou um pequeno percalço pelo caminho, como por exemplo, a Zee.Dog que criou um brinquedo em parceria com a NuBank depois que um doguinho destruiu o cartão do seu dono.
Já a longo prazo, falamos sobre criar uma parceria e uma relação de confiança entre marca e público que solucionam “problemas” permanentes. Também usando a Zee.Dog como exemplo, falamos da criação do Cachorródromo indoor em SP para os pets terem onde passear e brincar sem ter medo da chuva.
4 Qual o valor que tu gera pro teu público?
Se tu pegar os 3 itens anteriores e juntar com um bom relacionamento, dedicação e muito estudo (sim, tu precisa estar sempre estudando e te atualizando sobre tudo o que tá rolando no mundo dentro e fora do teu nicho), tu vai saber como gerar valor pro teu público e ser único naquilo que tu e tua marca fazem e representam na vida dele.
E é dessa forma que tu vai te posicionar nas redes sociais:
”sou/somos a marca x e fazemos isso e isso por ti.”
#DicaFluir
Não é errado mudar teu posicionamento de marca durante a tua trajetória. O importante é que seja feito com calma, estudo e muita certeza, sem esquecer de estar sempre alinhado àquilo que teu público espera de ti.