Quando chegam clientes novos pra ti, tu te perde na hora de adaptar a linguagem do teu texto?
Vem conferir as 4 dicas que a @llu1sa, do time de conteúdo da Fluir, separou para tu te guiar nesse momento de conhecer o tom de voz do teu cliente novo! 😉
Todo mundo tem um estilo diferente de escrever, né?
Na produção de conteúdo, muitas vezes é preciso esquecer da própria linguagem para se adaptar ao tom de voz de diferentes clientes. Desapega! Clientes em áreas variadas pedem diferentes abordagens.
Estude o cliente
Papel e caneta na mão: o primeiro momento é hora de estudar!
Entenda tudo sobre o cliente, a história, o segmento, tudo! Todo detalhe importa. Pode abrir mil abas no navegador para aprender sobre a área para, na hora de começar a escrever de fato, já ter autoridade sobre o assunto.
Entenda o público
Para quem tu está escrevendo? É essencial saber para quem tu estará comunicando quando for produzir conteúdo. Entenda as personas: gênero, idade, localização, hábitos etc. É conhecendo teu público que tu vai entender como escrever. Não adianta usar uma linguagem jovem e descolada para um escritório tradicional de advocacia, por exemplo.
Não tenha medo de errar
Nem todo mundo acerta a linguagem de primeira e tá tudo bem! Tenha em mente que esse primeiro momento é de conhecer e alinhar ideias. Melhor ter várias alterações para adaptar agora do que acabar errando a mão mais tarde. E, no fim, tudo é aprendizado! Aproveite para conversar com o cliente e entender ainda mais sobre o tom de voz escolhido pra ele.
Ouse e inove
Usa e abusa da criatividade! Se tu te sentir confortável e achar que o cliente é aberto a coisas novas, não custa tentar. Tem algum assunto novo que está bombando? Uma novidade ou até mesmo um meme? Tenta colocar isso no teu conteúdo! Pode ser que não seja a vibe do cliente, mas tu nunca vai saber se não tentar. Te joga!